5.6.10

A Desorientação Total: Isto Promete!

Partimos logo pela manhã de Macau em direcção à China, mais especificamente, a Guangzhou. Foi o João que nos ajudou a chegar até ao posto fronteiriço das Portas do Cerco para podermos realizar a passagem de fronteira. Com filas enormes para se mostrar os passaportes, fui criando alguma ansiedade. 

 Posto Fronteiriço das Portas do Cerco - Macau

Até agora tivemos a oportunidade de termos estado sempre acompanhados por amigos que conhecem as redondezas e, principalmente, a língua. Esta ansiedade advém do facto de, a partir de agora, estarmos completamente por nossa conta.

Depois de termos conseguido realizar a passagem do posto fronteiriço, dirigimo-nos para o local onde nos indicaram para apanhar as caminhonetas até Guangzhou, com um percurso de duração aproximada de 2h30m. 


O problema foi sentirmo-nos, já verdadeiramente, inseridos na verdadeira China. Com os bilhetes em caracteres chineses na mão para entrarmos no autocarro, ouvimos na sala de espera repleta de, apenas gente chinesa, avisos apenas em chinês!!!. 

- “Que informações estarão eles a dar?” -  Questiono-me. 
- “Talvez sejam as informações da linha do autocarro”, “talvez sejam a dar indicação de atraso, ou talvez indicação de que já partiu!”... sem ninguém falar em inglês sentimo-nos, completamente, desesperados. Sim, é esta a sensação: desespero, medo e terror! E tento, também desesperadamente, olhar para as indicações fornecidas no mapa das partidas. Mas claro… está tudo em Chinês!!!


A solução:
Mostramos os caracteres em chinês do nosso bilhete a alguém que se senta ao nosso lado na sala de espera. A pessoa sorri e, mudamente, gesticula algo que nos parece para aguardarmos. Olhamos para o bilhete dele, e os caracteres também são iguais ao nosso.

Uffa! Já temos companhia de viagem até Guangzhou!
(04.04.2010)

Nenhum comentário: