22.6.07

Viagem Interior

Fotografia de Tiago Cação
Criar um blog de viagens. Quaisquer que sejam elas. Fora ou dentro de nós mesmos... É, exactamente, sobre as viagens que todos os dias fazemos dentro de nós que vos quero falar... É difícil, às vezes, pensarmos que não viajamos dentro de nós e que vivemos, simplesmente, pela nossa e pela existência dos outros. Engano! Todos os dias percorremos e trilhamos caminhos novos, umas vezes de asfalto, outras numa aridez e deserto imenso em que o calor nos queima por dentro! Outras vezes em que nos falta a água para nos refrescarmos, e outras ainda em que somos as próprias estradas. Na nossa vida percorremos ruas cruzadas, paralelas, curvas, percorremos caminhos sinuosos, arriscados, mas demasiadamente belos para apreciarmos a natureza e a realidade à nossa volta... estupefactos, dali apreciamos a vida...talvez cansados. Talvez não. Provavelmente com vontade e determinação de chegarmos a uma meta. Qualquer que seja ela. Pelo menos isso significaria que chegamos. E que não estamos perdidos. Hoje mesmo, penso que me encontrei, um pouco mais, nesta estrada da vida. Não sei ao certo o que me ajudou. Talvez por ter olhado para a pedra parada no meio do caminho e que me tenha ajudado a reflectir, que apesar de "pedra" que é, poderá ter várias utilidades. Basta apenas criatividade, imaginação para fazer o que quiseremos com uma simples pedra. Teremos sempre a possibilidade de jogá-la montanha abaixo, chutá-la sem darmos conta disso. Mas teremos também a possibilidade de a limar, embelezá-la, pintá-la, perfumá-la, de agrupá-la a outras tantas pedras, de oferecê-la, de, de e de... resta-nos agora escolher como utilizá-la: Torná-la simples, ou torná-la única! E é isso que quero fazer com a "pedra" VIDA. Quero torná-la única. Torná-la especial, e ser vivida da melhor forma. Sem receios de nada. O tempo é curto, e a meio do caminho poderá anoitecer. Temos de nos apressar a caminhar. Mas este caminhar não significa viver desenfreadamente tudo o que temos por viver. É vivê-lo, simplesmente, com serenidade, dando importância a cada passo, a cada curva no caminho, a cada carro que passa ao nosso lado e que faz esvoaçar o cabelo com a rapidez e velocidade a que se encontra. 140Km/h??? Será que esse carro reparou que há pedras no caminho? Eu consegui ver uma!!! Essa uma mudou todo o sentido do meu itinerário... Hoje sim, viajei Kilómetros e ainda não anoiteceu, ainda sinto o calor em mim, e apesar do cansaço, vou continuar a caminhar!!!!

2 comentários:

SwáSthya Yôga disse...

Olá Nelson:

Eu já sabia da tua vertente espectacular na escrita. Estes teus textos fazem-me viajar contigo nas mais belas sensações por ti vividas.
Em breve, vou ter-te como interveniente de viagens próprias no mais intimo de cada ser humano e dessa forma, ajudares cada aluno na descoberta do que de mais belo existe em cada um de nós... o Purusha.
A nossa escola conta contigo para ajudares teus futuros alunos de SwáSthya Yôga à via do auto-conhecimento.

Força e Parabéns pelo teu percurso de vida.

Carlos Leo

Tiago Cação disse...

Nelson, Podes Utilizar as minhas fotos, mas tens que citar a fonte, pois todos os meus conteudos estão sob proteção das CC.

Um abraço Tiago