7.8.07

Mont Saint Michel: A Magia de um Lugar...

“O Monte está para o mar, assim como a pirâmide de Cheops está para o deserto” Vítor Hugo
Proponho-vos visitar um lugar mágico, baptizado como “A Maravilha Ocidental”. Uma das obras arquitectónicas mais prestigiosas da idade Média e um dos centros mais importantes da espiritualidade e peregrinação cristã. Refiro-me ao Mont Saint-Michel, uma majestosa abadia construída sobre o cima de um monte, há mais de 1000 anos em honra do Arcanjo São Miguel. O Monte Saint-Michel, com 80 metros de altura, fica situado no litoral norte da França, exactamente na divisa entre a Bretanha e a Normandia. Três grandes rios desaguam na baía e vagueiam no areal: o Sena, o Sélune e o Couesnon. É por esta razão que a diferença entre a maré-alta e a maré-baixa é muito forte no monte: é uma das mais fortes do mundo, sendo superior a 12 metros!!! Uma vez que a superfície da baía é praticamente plana, o mar recua para muito longe, regressando depois muito rapidamente: perto de 24 Km em poucas horas, daí as fantásticas imagens que só este lugar pode proporcionar.
Encontrei o Monte Saint-Michel em 2005. E quando me deparei com a sua forma majestosa e magnânime à minha frente, não pude conter em mim de contentamento. Senti-me, verdadeiramente, feliz porque a sua sumptuosidade conseguiu transmitir-me algo de forte, de bom e de belo. È, sem dúvida, um lugar mágico que nos dá azo a imaginações de contos pitorescos. Que nos fazem reavivar memórias das histórias infantis contadas pela minha professora Piedade. Sinto que voei e regressei. Regressei à nostalgia do tempo de criança que é sempre marcado por grande serenidade e felicidade plena. Sim… Monte Saint-Michel é um local especial que nos mostra uma cidade medieval cheia de vida e de cor, que alberga uma insólita e reduzida população. Entre a multidão presente na altura do ano que visitei este cantinho especial do planeta, caminhava junto dos outros turistas, peregrinos e alguns jornalistas. Era possível ouvir vários idiomas. A entrada faz-se por 3 portas. A porta de "Avancée", do "Boulevard" e do "Roy". Deste modo, a entrada da vila estava bem guardada: era pois, o ponto fraco de todas as cidadelas. As bombardas inglesas recordam que o Monte resistiu a um longo cerco durante a Guerra dos Cem Anos!!!

Subíamos até à igreja da abadia - que fica no cimo do monte - pela rua principal da vila e através de uma escadaria monumental designada pelo "grand degré exterieur". E a subida foi, inevitavelmente, esgotante e, por muitas expectativas que tenhamos, o corpo começa por ceder de cansaço. É a altura, o mar de gente e o pouco oxigénio…Chegámos, por fim…

Entrei. Uma nave românica, simples, austera. E um coro gótico luminoso...! Arrepiei-me. Que presença tão forte do passado e de que maneira involuntária entrou pelos meus poros e me eriçou a pele. Rodeava-me muros de granito de mais de 1000 anos de história. Perdi a noção de tempo, e sentado no banco deixo-me chorar, emocionadamente. Os cânticos que ouço cantados pelos monges beneditinos ali presentes, fazem-me envolver numa sensação de tal beleza que é impossível conter qualquer sentimento que traga dentro do mais íntimo. E fico ali. Oiço, contemplo e choro. E no meio da multidão sinto-me único. Que paz tão misteriosa…

As cores, a animação, a sobriedade de cada pormenor faz deste espaço, um espaço eleito, de perfeição e charme para ser visitado e revisitado. Neste momento, é isso mesmo que estou a fazer: a revisitar Monte Saint-Michel dentro do baú das recordações - a mente! E consigo, por mais uma vez, sentir o seu cheiro, o seu movimento, a sua música, a sua beleza, recordando, também, a última vez que, já de partida, olhei para este pequeno mundo. Ao fundo, consegui gravar a imagem de fogo da Abadia confundindo-se entre a bruma do entardecer, em contra luz, e onde pássaros esvoaçavam embelezando uma paisagem que me deixa dúvidas se foi real ou se foi um sonho…

Um comentário:

joao firmino disse...

Tantra (Nelson):

És um excelente cronista de viagens ao exterior e ao interior, sem dúvida. E as fotos ainda dão maior colorido à narração.

Fiquei com uma enorme vontade de conhecer o Monte, a Bretanha e a bruma, que é sonho e realidade.

Parabéns, tu sabes construir e comunicar muito bem as tuas observações dos mundos que te rodeiam.

Força e um abraço,

João