26.7.10

A Vida Budista Através dos Templos


05.04.2010
Chegámos ontem a Guangzhou. Hospedámo-nos, apanhámos o barco, percorremos as ruas da cidade, estabelecemos relações humanas, conversámos e provámos as iguarias locais. Hoje, já foi dia de despedida. Antes que o dia terminasse, aproveitámos para conhecer o que nos restava: a vivência da cultura desta região.

Após termos tomado, no hostel, um mega pequeno-almoço ocidental recheado de boas torradas com manteiga, leite com café e sumo de laranja, saímos em busca de vários templos a não perder. O primeiro deles foi o Templo Guangxiao, por ser o mais antigo e importante do Sul da China. 


Templo Guangxiao

Na entrada encontramos duas estátuas de guardiões do templo que nos fazem lembrar estátuas hindus. Todo o templo é composto por vários complexos de prédios, de tonalidade avermelhada, de diversos tamanhos, e com diversas imagens de Buda de cor dourada.

A religiosidade do povo Chinês faz levar muitos peregrinos, que em oração, se deslocam até ao templo. Os incensos são a forma, mais prática, que incluem nas suas preces. Nas mãos trazem paus de incenso acesos, reclinando-se diante de cada uma das imagens. Muitos deles oferecem, também, diante das imagens, frutas e flores. 

Preces fervorosas de Budistas

Já na rua, em direcção ao Templo Liurong, perdemo-nos por entre ruas sujas e completamente fedorentas. Nalgumas observamos chineses, confortavelmente sentados no chão, ou a petiscar qualquer coisa em tascas para lá da caracterização de nojentas e inóspitas. Pedimos indicações. Sorriem, apontam e realizam gestos. Acenamos com um obrigado e seguimos em frente por tentativa e erro.Mas chegamos enfim...

Templo Liurong

Encontrámos um outro templo fenomenal. Diferente do primeiro, mas soberbamente maravilhoso pelo seu imponente pagode de 57 metros e de 7 andares, situado no centro do templo. Há volta existem outros pequenos templos, com estátuas de Budas lindíssimos. Mas há ainda, também, algo que nos espanta para lá dos Budas: uma área reservada ao culto das gerações dos seus familiares. Milhentas caixinhas pequenas douradas estão ali à nossa frente. Algumas delas possuem fotografias. Todas são reverenciadas.

Culto aos antepassados

Por fim, conseguimos visitar o Templo Ancestral da Família Chen, um lindíssimo edifício de madeira construído com os donativos de todas as famílias Chen da província de Guangdong. Está constituído por salas, pátios com pequenos e grandes bonsais e edifícios ligados por corredores.

 Entrada no Templo da Família Chen



Ao final do dia, passamos ainda pelo mercado de Jade que nos induziu a realizar  compras  como lembrança para família e amigos.
Cansado entro no barco de regresso até ao hostel. Olho para trás e dou-me conta que haveria tanto por ver, conhecer e sentir. Volto a olhar adiante e percebo que tenho, ainda, uma mala para fazer para mais uma partida!

Nenhum comentário: