22.8.07

Conseguida! A Viagem Interior pela Verdade!

"As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de alguns anos acreditam piamente que é ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente lha arranca, ficam em carne viva, doridas e desesperadas, incapazes de compreender que o gesto violento foi a melhor prova de respeito que poderíamos dar"
Miguel Torga
Viver em dualidade de sentimentos, escondidos, abafados, querendo, forçosamente, ser aquilo que o mundo pede que sejamos, quando em nós há uma ânsia maior, a borbulhar dia a pós dia, para não sermos aquilo que nos pedem que sejamos, faz de nós, simplesmente, pessoas quase esquizofrénicas. Descobri, então, que viver na liberdade é, sem dúvida, viver na VERDADE. Quem vive da verdade, sem máscaras e sem medos, encontra a serenidade, a tranquilidade e o sentido da vida. Aos poucos e poucos venho experenciando este facto, de viver na totalidade de verdade. E ao vivê-lo, uma coisa, entretanto, enraizou-se profundamente em mim: a convicção de que a moralidade é a base de tudo na vida, e que a verdade lhe dá substância. Para mim, a verdade é um princípio soberano, que engloba vários outros. Ela não é apenas autenticidade da palavra, mas também do pensamento! Por isso, a sua procura passou a ser, então, o meu único objectivo, e começou a crescer dentro de mim com tamanha intensidade que sinto os meus horizontes a expandir-se. Digo-vos que é, completamente, apaixonante viver na e para a verdade. Deixa-nos livres, capazes de agarrar as asas da felicidade, chegando ao ponto de podermos chorar de alegria. Tu, Cláudia, és mais uma que, hoje, conseguiste fazer com que seja, viva e experencie realmente aquilo que sou. Hoje arranquei à tua frente a minha máscara. Fiquei com a minha ferida à mostra. Doeu. Mas sei, certamente, que este foi um gesto de amor. Amor numa amizade, verdadeira, que se alimenta da verdade. A todos quanto querem também fazer esta viagem interior pela verdade, digo-vos que dói, mas que vale a pena. É libertador! Por isso, não sejam, não façam, não digam e não pensem aquilo que não querem. Sejam, façam, digam e pensem em verdade para convosco. O medo? Ele atrofia. Tudo e em tudo. E impede-vos de caminhar e seguir em frente. Assim sendo… ATREVAM-SE A VIVER…

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que é mesmo dor o que se sente quando se tira a máscara... não será alivio?!!! Dor, sofrimento, não será antes o que se sente quando se tem a máscara, a apertar, a esconder, a magoar-nos a carne... vale a pena pensar melhor nisto...

Anônimo disse...

"viver com medo e como só viver meia vida" foi uma frase que vi num filme e marcou-me.