11.5.09

Os Companheiros de Casa em Sevilha

Parti para mais uma viagem. Desta vez a viagem foi para além da realidade turística, indo de encontro ao aprofundamento de mim mesmo. Parti para, os já conhecidos, encontros internacionais de Taizé. Este ano, o encontro realizou-se em Sevilha – Espanha, entre os dias 08 a 10 de Maio. Taizé é uma pequena comunidade ecuménica situada no sul da França onde, anualmente, é visitada por milhares de jovens provenientes de todos os 4 cantos da terra, para procurarem uma experiência do encontro com o outro, a partilha e aprofundamento da fé. Esta pequena comunidade realiza pequenos encontros em algumas cidades europeias. Este foi mais um deles. Parto, então, com uma amiga – a Cláudia. São, precisamente 5h30m e estamos junto à estação do Oriente, em Lisboa, onde outros jovens como nós se vão, a pouco e pouco, juntando ali, no local combinado, para partirem rumo a Sevilha, de camioneta. Ali mesmo reencontramos outros amigos que já não os vemos desde a participação em outros encontros anteriores, começando desde já, uma reaproximação necessária para uma viagem como esta.
O grupo do Autocarro
A viagem até Sevilha fez-se de forma agradável e descontraída. O problema começa à chegada da cidade: o motorista não consegue encontrar o local de acolhimento dos jovens, fazendo-nos ficar perdidos por mais de 2 horas seguidas. As informações trocadas dos residentes fazem-nos atrasar ainda mais a nossa chegada. Sevilha recebe-nos com um calor que ronda os 35º, valor este que difere (e em muito) com o sentido em Portugal (22º) nos últimos dias, sentindo esta diferença de temperatura na roupa que vestimos e que rapidamente se cola ao corpo. Como é habitual neste tipo de encontros, após o acolhimento inicial o grupo foi dividido por várias paróquias da cidade, sendo que depois nestas nos distribuem por casas de famílias que nos recebem dando-nos um espaço no chão para dormirmos, algumas refeições e alguma da sua simpatia.
Ficamos, então, instalados em “Dos Hermanas”, uma região a 12kms do centro de Sevilha, aproximadamente a 45minutos. Eu e Cláudia partilhamos, então, a casa com mais 3 outros jovens que nos acompanharam na viagem. Os companheiros de casa O Nuno e a Ana Isabel são um casal que namora já há 3 anos. Chegaram ontem de férias na ilha da Madeira, estando hoje já em Sevilha para, também eles, participarem no encontro. Ela, arquitecta de profissão, reside na região de Sintra. Ele, jogador profissional de Voleibol, reside no Porto. Partilho com eles um pouco das dificuldades que sentem para manterem a relação à distância estável. Vão-me confidenciando que não há um único fim de semana que não se vêem. Ambos fazem esforços constantes e fico fascinado ao olhar para os dois. Apesar dos anos de namoro parecem falar com o mesmo sentimento de paixão que caracteriza qualquer relacionamento inicial. - “Ás vezes faço 3 horas de carro até ao Porto apenas para o ver jogar, estando, efectivamente, muito pouco tempo com ele. Depois retorno a Lisboa no mesmo dia” – referia a Ana. Isto tudo porque o Nuno tem treinos diários aos dias de semana e jogos aos fins de semana, o que deixa muito pouco tempo para estarem juntos. Falamos de tudo isto durante o jantar numa pizzaria próxima à casa onde ficamos alojados. Durante o jantar o Nuno diz-me que está a pensar sair da sua cidade natal, onde tem todo um passado e vivências realizadas, para poder vir para Lisboa no sentido de estar mais próximo de quem realmente ama.
Na pizzaria perto de casa em "Dos Hermanas", Sevilha Em casa ficou também outro jovem. O David, um rapaz de 20 anos de idade e com uma maturidade incrível. Músico de profissão, homossexual assumido e sem vergonha de tal, vegetariano convicto e, sem dúvida, um activista político que luta na defesa dos direitos das pessoas na área da igualdade de género.
O David, freack no estilo e na maneira de se vestir, é um jovem determinado. Intimida-se com pouco e parece viver de acordo com as suas crenças e convicções. Faz parte a uma associação activista, em Lisboa, e trabalha voluntariamente com mulheres prostitutas e, especialmente, transexuais. Do nosso grupo é o mais novo, havendo diferenças de 10 anos entre nós. Mas é, também, entre todos aquele que vive a sua vida como sendo um verdadeiro livro aberto. Sem puderes aparentes, diz o que pensa, o que sente e o que vive.

A dormida no chão

A dormida no chão da casa onde ficamos instalados faz-se em colchões improvisados pela família. A nossa mãe de acolhimento, de nome Carmen, médica de profissão, e o nosso pai, pedagogo, trabalham no piso inferior da casa. Ambos criaram um serviço de Psicopedagogia para crianças com problemas ao nível escolar. Disponibilizaram-nos o espaço de trabalho para pernoitarmos durante as 2 noites que iremos permanecer pela cidade.

O grupo com a família de acolhimento

Já é tarde. Já estão todos a dormir. Sou o último a fechar as luzes. Deito-me ao lado da Cláudia, fechando o saco cama e apoiando a cabeça na almofada improvisada com algumas roupas. Um dia em cheio este. Parceiros e amigos de casa com quem partilho este dias ensinam-me pela sua postura perante a vida. Aprendo, então, que o “amor” (da Ana e do Nuno) e a “determinação” (do David) são 2 ferramentas para progredirmos enquanto ser humano que deseja alcançar a perfeição. O amor porque nos impele e ir de encontro ao que mais queremos, fazendo-nos, diariamente, ultrapassar barreiras e situações concretas no dia a dia e que pensamos serem insuportáveis de se sustentarem. E este amor impele-nos a realizar coisas, como a Ana faz, sentidas como “loucura” pelos outros que nos observam.

A determinação, é outra ferramenta que o David me ensinou a utilizar, que necessariamente alimenta o amor na defesa de ideais nobres para uma sociedade mais justa e igualitária, para a conquista das liberdades e para podermos ser, simplesmente, quem somos, sem qualquer tipo de máscaras!

Um comentário:

Anônimo disse...

ola boa tarde ...
acho fantastico o estilo de vida que optas por ter ou pelo menos de passar bons momentos, afinal andamos ca para isso =D

Gostava que me desses umas dicas no que refere a um assunto,vi o nteu blog por acaso,ao fim de muitas horas na net a procura de casas pra luguar em ssevilha,claro q n vi nada q me agradasse...

Vou te explicar a minha ideia ou melhor ou meu proximo projecto..ca vai
Tou a pensar estagiar para o ano em sevilha e se Deus quiser arranjar la trabalho,vai ser diferente mas isso agrada me bastante,a monotonia a mim irrita me um pouco...
adoro espanha adoro sevilha ...

eu gostava de saber se sabes de alguem que alugue casa nao sei ao certo quanto tempo fico porque vou com uma amiga q vai c o mesmo projecto q eu..
mas pretendi algo a prazo mais alargado.
tambem tinhas em ideia ficar numa familia de adoçao..mas sao algumas ideias ainda sem pernas para andar...
se tiveres alguma informaçao agradecia te imenso!!

fica aqui o meu mail anarita892msn.com

fica bem,obrigada plo tempo de "leitura"

beijinho rita