28.6.09

Cacela Velha, Um Ponto de Passagem Obrigatória

Duarante estes dias de estadia na Ilha de Tavira, aproveitamos para conhecer outros locais referenciados por amigos e de localização relativamente próxima. Um desses locais foi a Praia de Manta Rota.
Uma praia com uma enorme extensão de areia e com muito boas condições fazem as delícias de qualquer um que por ali passa. Mantem ainda algum do seu caracter original de terra piscatória, embora seja actualmente, um importante centro turístico. Foi, extactamente este aspecto "demasiado turístico" que me fez não gostar assim tanto da praia.
Na época alta balnear a visita a esta praia torna-se intensa. Há gente e mais gente. No passadiço sobrelevado que nos leva até ao areal fico estarrecido com o apinhado mar de gente que contrasta com a calmaria vivida na Ilha de Tavira.
A foto em baixo é exemplo da impossibilidade de estendermos a toalha de praia onde nos der na real-gana. É necessário ser preciso, matemático e até engenhoso para nos encaixarmos no meio daquela malha de chapéus de várias cores e de gentes esturricadas e abrasadas.
Saímos da praia um pouco antes do final do dia, pelo calor insuportável e pela insustentabilidade de ficar mais tempo a respirarmos na cara de desconhecidos, enquanto nos atiram bolas, e ouvimos, literalmente, as conversas das 5 famílias que nos rodeiam.
E de carro, fomos pelas estradas Algarvias a descobrir o desconhecido. Encontramos uma pequena aldeia chamada Cacela Velha. Um aldeia muito pequena, toda caida de branco, cujas casas ainda mantêm as tradicionais chaminés algarvias. A vista não podia ser melhor, estando parte da aldeia virada para a ria.
Parte do Forte de Cacela Velha com vista para a Ria
Chaminés Típicas do Algarve Alí logo à entrada da pequena aldeia encontra-se, de portas abertas, uma casa toda pintada de azul que nos convida a passar um final de dia em grande. Trata-se de um café-restaurante com boa decoração e óptima comida - tradicional da região -, denominado, como se havia de esperar "Casa Azul". Aqui fica o site para que possam, assim como nós, descobri-lo ao final de um dia de verão ou inverno. Vale a pena! Garanto-vos! -
A beber um chá gelado FABULOSO, a comer a tradiconal tarde de amêndoa, num ambiente descontraído, agradável e simpático, com matrízes mouriscas e com vários livros e revistas de viagens espalhados pelos cantos, faz-me abrir o apetite para começar a preparar uma viagem a Marrocos ainda durante este verão. O entusiasmo por conhecer Marrocos

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando estiveram na Praia da Manta Rota, se caminhassem uns 10 a 15 minutos para oeste, iriam encontrar um areal quase deserto, muito extenso e aprazível, que ocupa toda aquela península de dunas que é visível do forte de Cacela Velha. Toda a península de Cacela Velha é uma praia muito aprazível, vale a pena.

Anônimo disse...

Quando estiveram na Praia da Manta Rota, se caminhassem uns 10 a 15 minutos para oeste, iriam encontrar um areal quase deserto, muito extenso e aprazível, que ocupa toda aquela península de dunas que é visível do forte de Cacela Velha. Toda a península de Cacela Velha é uma praia muito aprazível, vale a pena.

Tantra disse...

Obrigado pela dica!!! ;) Quando lá voltar irei aproveitar para conhecer essa praia quase deserta! Obrigado pela visita ao blog!