28.6.09

Descobrir a Ilha de Tavira

Aproveito os feriados de 10 e 11 de Junho. Aproveito a sexta-feira cedida pelo trabalho. Tiro mais 2 dias de férias. E durante 5 dias, parto mais uma vez. Parto para descansar do dia a dia, do trabalho, da rotina. Retiro-me de tudo e de todos. Completamente. Porque preciso. É terça-feira e saio de manhã, de carro, em direcção à Ilha de Tavira, que desconheço na totalidade, mas que me é recomendada por alguns amigos a conhecer. No carro vai comigo também um amigo, a tenda, o saco cama, o fato de banho e a boa disposição.
Vista da Ilha de Tavira de "4 àguas"
Estacionamos o carro em 4 águas e a travessia até à Ilha de Tavira, rodeada pela Ria Formosa, é feita de barco cujos horários estão disponíveis até às 21horas. Anotamos também o número de telemóvel dos barcos-taxis num papel, no caso de alguma eventualidade após essa hora.
Travessia de Barco 4 àguas-Ilha de Tavira
A tenda foi montada em 2 segundos. Atiramo-la ao ar e ei-la pronta, faltando apenas as estacas. Depois de montada a tenda, de termos enchido o colchão e de termos preparado todo o estaminé necessário para a nossa estadia durante estes dias por Tavira, fomos fazer o reconhecimento do local. No dia seguinte tivemos de trocar de local porque a manhã emergiu-se quente, transpirante e fora do alcance da sombra da árvore do dia anterior! A rotação da terra dá nisto!
O dia está espectacular. Muito sol. Até em demasia, pela necessidade que tivemos de comprar geleiras térmicas e um chapéu-de-sol. Caminhamos um pouco mais pela praia para ficarmos sem aglomerado de pessoas à nossa volta, e aí, no meio da completa natureza de mar, areia, sol e ar, passamos o dia na maior descontracção que esperava encontrar: banhos de mar e sol, comida e barriga cheia, várias dormidas ao longo do dia, caminhadas longas pela extensão deserta de areia e todas as revistas de fofoquice lidas. Em grande!!!! Praia da Ilha de Tavira A praia da Ilha de Tavira está equipada com serviços de qualidade. Disponibiliza cinzeiros para os fumadores, recipientes para reciclagem, bares e cafés na praia de qualidade, com pufs e chapéus de sol, festas e concertos nocturnos, e por isso está cotada com bandeira azul e referenciada a nível nacional como uma das melhores praias de Portugal.
Os nossos finais de tarde foram passados, exactamente, nos pufs colocados na areia. A ler um livro e a beber um coca-cola fresca com direito a gelo, limão e palhinha. Á noite, depois do jantar envolto em melgas e mosquitos – onde fotos literalmente comidos! – jogámos matraquilhos e, claro está, saio sempre vencedor! (ou pelo menos quase… mas isso não interessa por agora!)
Pelos bares por onde andamos sou reconhecido por uma rapariga: a Marta. Esteve comigo, em casa da minha prima, numa festa de Santo António, há 2 anos atrás. Está também instalada no parque de campismo com a sua irmã Adriana. Vieram as duas passar estes dias a Tavira, como já vem sendo habitual. Todos os anos passam alguns dias de férias por esta ilha, que dizem elas, ser fabulosa, e como vou comprovando através dos dias que passam.
Andriana (esq.) e Marta (dir.)
Juntamo-nos numa mesa e pomos a conversa em dia, conhecemo-nos melhor, rimo-nos, estabelecemos amigos em comum, partilhamos ideias e projectos até desligarem as luzes do bar e o encerrarem. A sintonia foi tal que passamos os dias seguintes com a Marta e a Adriana em plenas palhaçadas, na praia, dentro de água e a rirmo-nos.
Uma dessas noites quentes de Tavira partilhadas em conjunto, foi vivida na praia a vermos as estrelas cadentes. Uma lua cheia e reflectir no mar calmo e tranquilo da noite. Sentámo-nos na areia de frente para o mar, e de costas na areia deitámo-nos a observar a imensidão de mundo. Uma e outra estrela cadente. E por entre a sua observação falámos imenso e estabelecemos uma amizade engraçada, fazendo-me crer sermos amigos já de longa data.
A observar as estrelas cadentes de Tavira com um luar fabuloso!
Ás vezes questiono-me como é interessante esta coisa da sintonia. Do nada encontras duas pessoas que partilham contigo estes dias. Vives intensamente com elas determinadas sensações. E é dessa sensação que trazes a ideia da magia de um lugar. Agora compreendo o porquê da maravilha das viagens. Para mim, os lugares só se tornam realmente interessantes quanto partilhas com alguém essas vivências. A imagem com que ficamos de um lugar está, então, intrinsecamente relacionado com a dimensão da vivência boa ou má com as pessoas com quem conhecemos nesse exacto momento.
E para mim, estas mini-férias na ilha Tavira irão ficar guardadas na minha memória. Assim que puder retornarei para procurar, novamente, todas as boas sensações que aí experenciei e vivi.

4 comentários:

Anônimo disse...

"Sais SEMPRE vencedor"????
Pois...
E eu que achava que tínhamos empatado... um jogo ganho para cada um... Eu bem estranhei os bracinhos no ar para a fotografia...

Nuno

diana disse...

Olá, Boa noite, tive a oportunidade de ler o teu blog e como este ano pretendo com mais 9 amigos fazer um intra_rail, em que umas das paragens é tavira, achei pertinente e interessante aquilo que aqui tens. Já arranjamos alojamento na cidade de Tavira, mas a travessia para a ilha é ainda uma situação que gostaríamos de ter mais informação quanto a preços, horários e tambem contacto para «táxis» para alguma enventualidade. Se te fosse possivel transmitir-me alguma informação acerca disto eu agradecia. Se preferires podes enviar para DianaAbreu_7@hotmail.com ou então eu passo por aqui regularmente.Peço desde já desculpa pelo incomodo, agradeço a atenção e aguardo uma resposta. Obrigada

Anônimo disse...

olaa olha, sabes a q horas e o primeiro barco para a ilha? :)

Tantra disse...

Não sei exactamente as horas do 1º barco. Mas há barcos a partir de 4 águas de 10 em 10 min. Chegado lá... logo vês! Aproveita!