24.1.10

Passear Pela Getreidegasse

Saio do autocarro e, distancio-me, um pouco do resto do grupo. Não por não querer a companhia dos restantes, mas porque sei, por experiência, que caminhar com um grupo mais alargado torna-se mais complicado em questões de tempo: porque um precisa de ir à casa de banho, outro de comprar a lembrança para a família, o outro porque quer ir ver algum monumento indicado pelos amigos, ou qualquer outra desculpa.

É por isto que, quando tenho pouco tempo, prefiro passear apenas com 1 ou 2 pessoas e desde que elas se conheçam o suficiente para não perderem tempo a "discutir" o que cada um gostava, ou não de ir visitar.



 A rua principal de Salzburgo - Getreidegasse

Sem mapas, nem guias seguimos, mais uma vez, a nossa intuição à descoberta da cidade e da sua história. Conseguimos chegar, com relativa facilidade, até ao centro histórico de Salzburgo. Atravessamos a  pequena Ponte Staatsbrücke por onde passa o rio Salzach, e a poucos passos surge-nos a famosa Getreidegasse, uma rua pedonal considerada a principal rua comercial da cidade.

 

A rua é estreita, e nela circulam imensas pessoas locais e turistas. A base dos prédios está repleta de lojas que esmagam o olhar a quem passa. Getreidegasse é também conhecida pelos famosos letreiros das suas lojas, cuidadosamente, ornamentados.

São extremamente chamativas estas lojas e ao olhar para elas, apetece-me entrar em cada uma  Mas o pouco tempo que dispunha para ver a cidade foi o melhor amigo para não o fazer. Decidi avançar pela calçada, pelo meio do mar de gente que de todos os lados avistava.





No nº9, encontra-se a casa onde nasceu  Mozart, no coração da cidade. Anualmente, esta casa-museu é visitada por milhares de curiosos e amantes das suas obras, ávidos por descobrir os segredos da atmosfera que inspirou o músico desde pequeno. Por questões de tempo optei por não entrar, não só pela longa fila de espera, como também, por já ter entrado na casa onde Mozart viveu em Viena.

 
 A casa de Mozart

Aqui vive-se o espírito da música erudita. Por toda a parte, em cafés, restaurantes, e nas avenidades da cidade há concertos e música. Mas, paralelamente, há também um grande negócio: há chocolates, imans, malas e comida que mostram o nome e o rosto de Mozart. 

São duas facetas de uma cidade, que para além da sua beleza, está a tornar Mozart como sendo, cada vez mais, o ex-libris da Salzburgo. Eu trouxe o meu íman, não com a cara de Mozart, mas com a forma de um violino!

Um comentário:

@ndrei@zul disse...

sabes que perdi esse meu iman? :(

**