18.1.10

Pelas Avenidas de Munique

Chegámos ao final do dia a Munique. As indicações que tínhamos era que, infelizmente, dispunhamos de pouco tempo para ver a cidade, uma vez que, o mosteiro beneditino obrigava-nos estar "dentro de portas" até às 21h30.

Apesar do visível frio, contrariado pelas camadas de roupa que me agasalhavam, não me senti intimidado nem quer pelo frio nem pelo pouco tempo. Agarrei no Nuno e pusémos-nos a caminho.


Na Karsplatz

Do nosso local de alojamento até ao centro, foram apenas uns poucos minutos, a pé, até lá. Sem qualquer guia ou mapa, iniciámos o nosso percurso seguindo a maioria das pessoas e as luzes. Foi o suficiente para nos fazer chegar até ao centro, que se inicia pela Karsplatz (foto acima). Nela estava instalada uma praça de patinagem no gelo, com algumas pequenas "barracas" que serviam comída e bebída típica. Imensos transeuntes e turístas ali se aglomeraram. Nós, também, parámos para observar. Mas decidimos avançar. Afinal, o tempo escasseava.


Rua Neuhauser Strasse

Após termos passado pela Karsplatz, entrámos na Rua Neuhauser Strasse, uma rua, exclusivamente, pedestre, larga, cheia de vida, com lojas exuberantes e com um glamour explendoroso proporcionado pelas luzes natalícias.


Muito apesar de cidade ter sido quase, totalmente, destruída durante a II Guerra Mundial, um passeio por Munique é o mesmo que comprar bilhete e embarcar numa viagem pela história da arquitectura. Passo a passo, entramos num museu a céu aberto, onde os traços do barroco, do gótico, do maneirismo e muitos outros compõem toda a paisagem.

E seguindo com passadas apressadas, fácilmente, chegamos à Praça MarienPlatz. Chegar a ela, de forma, inesperada, foi, certamente, para mim, uma emoção. Sem estar à espera, vejo-me alí no meio de uma praça magnífica cuja composição de luzes a torna ainda mais bonita. No momento senti-me previligiado por estar alí, no centro do centro desta cidade com cerca de 1,3 milhões de habitantes.


Praça Marienplatz

No meio desta extraordinária praça, encontra-se o prédio da Neues Hathaus (Câmara Municipal). Este prédio, é o coração da cidade. Todos os dias, milhares de turistas aqui passam para observar o glockenspiel, um instrumento musical, que está no alto da fachada. Tal como acontece, em Praga, também aqui, a várias horas do dia, os seus sinos executam um momento de verdadeiro show. Obviamente que, não tivémos a oportunidade de ver, pelo tardio da hora. Contudo, é, sem dúvida, uma razão para poder voltar com calma e tranquilidade a esta cidade.


Prédio da Neues Hathau

Com um frio incompreensível, tapo-me por completo, deixando apenas a descoberto os olhos. Á volta do rosto coloco o meu cachecol, e retorno ao alojamento, a passadas largas para fugir ao frio. Á chegada encontro outros amigos, que com sabor a Portugal, terminam a noite a comer chouriço assado mesmo alí na entrada do mosteiro... nesta noite grutescamente gelada.

Um comentário:

@ndrei@zul disse...

conseguiram escapar-me foi o que foi! ;) mas pelo menos tenho as tuas palavras e as tuas fotos pa me consolar.. ***