16.2.10

Em Kórnik: Alojados Longe Do Centro de Poznan

Depois de nos darem todas as indicações no acolhimento, o grupo no qual eu tinha ficado, partiu em direcção à localidade que nos iria alojar. O grupo EK08 iria para Kórnik, um pequeno vilarejo a quase 1 hora de distância do centro de Poznan.  

O grupo EK08

Apanhámos um eléctrico velho e mais uma camioneta a cair de madura. Aqui, tudo parece ter-se cristalizado no tempo. As coisas são antigas e com um ar sinistro de tal forma que nos faz parecer retornar aos anos 70, aos períodos de guerra. Mas mesmo assim, conseguimos chegar ao nosso destino.

À chegada, estavam também outros voluntários à nossa espera com cartazes que nos davam as boas vindas em várias línguas: "Dobrodosli", "Bun Venit", "Witamy", "Welcome", "Bem-vindo" e "Bienvenue".

Levaram-nos até ao salão próximo à igreja para aí podermos descansar, aquecer um pouco e comer alguma coisa. Nele estavam também outros pessoas de outras nacionalidades que tal como nós, tinham acabado de chegar.

A Igreja de Kórnik


Distribuíram os grupos pelas casas de acolhimento. Alguns de nós tiveram de ficar alojados para além de Kórnik, ainda a uns bons quilómetros. Outros, como eu, ficaram mesmo no centro da vila, tendo ficado na mesma casa com mais outros 2 portugueses: o Nuno e o Jorge.

Talvez tenhamos sido o grupo que tenha ficado mais distanciado do centro do encontro internacional de jovens. Mas a distância, permitiu uma coisa: que entre nós se tenha estabelecido laços de amizade profundos, possibilitados pelas longas conversas dentros dos transportes públicos.  Bons momentos estes passados em conjunto!  

O Jorge que nunca quer aparecer nas fotografias. Defeito de fotógrafo!

Nenhum comentário: