7.2.10

A Cidade Vista da Fortaleza de Hohensalzburg

Conhecendo pouco da cidade, sabia única e exclusivamente, que deveria ir até ao castelo. Não sei bem o porquê.  Mas tinha-me dito que, se não conseguir ter muito tempo para ver Salzburgo, pelo menos teria de ir à fotaleza de Hohensalzburg, situada no cimo do Monchsberg. E foi isso que fizémos!


Num pequeno grupo, e um pouco apressados, fomo-nos seguindo uns aos outros em direcção ao funicilar, a partir da Festungsgasse. A subida foi rápida, demorando menos de 3 minutos. E lá de cima, encontrei a melhor vista panorâmica da cidade, com uma silhueta inconfundível. E nesse momento entendi, perfeitamente, o conselho para visitar esta fortaleza, a 120 metros de altura, considerada a maior e mais bem conservada da europa central.

A vista da cidade da fortaleza Hohensalzburg

Daqui de cima, observam-se torres e telhados que se extendem sobre toda uma textura urbana que mostra vestígios de distintos estilos (barroco, gótico, românico), com a catedral como um dos elementos destacados. 
Juntam-se aos estilos, as casas senhoriais de uma burguesia sensível à beleza. Juntam-se, também, fontes, estátuas, jardins e um rio que corre pelo meio desta urbanidade, completamente integrado numa imagem idília. 
A Fortaleza Hohensalzburg
Contemplo esta paisagem, por mais algum tempo. E por cada tempo mais que ali fico, sinto em mim uma vontade incontornável de memorizá-la. São imagens como estas, que certamente, para além da fotografia, queremos guardá-la nas nossas memórias internas, desejando, sempre, que elas possam fazer parte, das nossas vivências, até ao momento de morrermos.

E quando partir, sei que terei vivido. Fecharei os olhos, e recordarei cada um destes lugares especiais. E esta vista, estará, também, lá presente!

Nenhum comentário: