16.2.10

A Separação na Chegada a Poznan

Já lá vão 4 dias desde que parti de Portugal.
Já passei por tantos locais. Já parei em tantos países. Já conheci tanto que faz-me parecer que ando a viajar há mais de uma semana. Mas é por este facto que também já começo a sentir algum cansaço, pelas noites mal dormidas, e as comidas mal comidas!


Chegamos a Poznan (Polónia) no dia 29 de Dezembro, pela manhã. Lá fora, está um frio de rachar, e encontro junto a umas árvores as boas vindas, em várias línguas, a todos aqueles que vão chegando. Encho-me de alegria por ver voluntários que nos vão dando as boas vindas, desejando-nos um bom encontro, e ajudando-nos com o carregamento das bagagens. Saimos do autocarro e "desencaixotamos" a bagageira repleta de malas, e com elas às costas seguimos até ao local do acolhimentos dos portugueses.


No local do acolhimento recebemos todas as informações de como se processará o encontro: indicam-nos os horários dos workshops, entregam-nos um mapa da cidade, um pequeno rádio para podermos ouvir as traduções, a distribuição das tarefas para voluntariado, e umas tantas outras informações disponíveis em papel que carregamos dentro da mochila.

Informam-nos também que um grupo tão grande não poderá ficar todo junto, até porque, há mais famílias a quererem acolher jovens do que o número existente de jovens para serem acolhidos. Desta forma, deveremo-nos separar em pequenos grupos de 10, para posteriormente sermos separados pelas várias regiões da cidade, voltando-nos a reencontrar a meio, ou para alguns, no final do encontro.

O grupo dos portugueses do EK08

Após alguma confusão na separação do grande grupo, fiquei então inserido num grupo de 11 pessoas que ficou alojado a 1 hora de Poznan, na localidade de Kórnik. A identificação com o grupo foi evidente. Um grupo super porreiro e com um humor exepcional.

Para que não nos perdessemos uns dos outros no meio de tanta bagagem, de pessoas e transportes públicos, a cada um foi atribuído um número de 1 a 11, que cada um gritaria o seu por ordem crescente. A risada foi geral, especialmente em situações de correria para apanhar transportes até chegada a Kórnic.

Um comentário:

@ndrei@zul disse...

no fundo foram uns imitadores dos michellin de Bruxelas pq a Ticha estava lá.. :P