17.5.10

Vista ao Templo A-Ma na Ilha de Coloane

(03.04.2010) Não nos levantamos cedo. Deixamo-nos ficar na cama até mais tarde pelo cansaço da viagem. Afinal, a dormir em casa de amigos que conhecem a região, quem precisaria de guias ou de se levantar cedo para descortinar o que ainda falta por ver? Estamos seguros!

Da ilha da Taipa - onde estamos alojados - até à ilha de Coloane é, sem dúvida, um instantinho indo de carro. O João leva-nos de boleia até lá, mesmo antes de ir trabalhar, e não nos fazemos de rogados!

Praia de Cheoc Van - Ilha de Coloane

Com o tempo nublado – no entanto com calor - levam-nos a conhecer as praias mais concorridas da região: a praia de Cheoc Van e a praia de Hác-Sá, que ficam num recôndito lado ocidental da ilha.

Estátua da Deusa A-Ma

Não muito longe dali, enveredamos por uma subida pela estrada do alto de Coloane, até ao Pico da ilha, a 170ms. A coroar o alto de Coloane encontra-se a Estátua da Deusa A-Ma, com 19,99 metros de altura. Esta estátua é visível de uma grande área do sul da China, sendo venerada por pescadores e marinheiros, tendo, por isso, um significado muito especial.

Templo A-Ma - Ilha de Coloane

Descendo pela mesma estrada pela qual subimos, facilmente encontramos o Templo de A-Ma. Este é o primeiro grande templo que visitámos. Declaro aqui, publicamente, que tive de me conter pela emoção vivida por visitar este templo budista.


Corro para dentro dele, e observo tudo, tirando fotografias. Um verdadeiro templo de acordo com o imaginário chinês de qualquer um. Com recortes característicos, de cores vermelhas intensas, cheiros a incensos, estátuas de dragões, acrescido de decorações de balões pendurados por todo o lado.

Marta, à saída do templo A-Ma

Nenhum comentário: