16.5.10

Macau ao Ar Livre



O que me impressiona em Macau? Tanta coisa! Muita. E uma delas é os Jardins!


Macau envolta em movimento, pessoas, feiras, prédios, casinos e hotéis, contrasta pacificamente e de forma reconhecida pela sua natureza, jardins e caminhos pedonais. É verdade! Um pouco mais à frente da caminhada encontramos o Jardim e Gruta de Luís de Camões. A origem do nome deve-se ao busto de Luís de Camões que ali se encontra dentro de uma pequena gruta, mandada construir, em 1886, para albergar o referido busto.


Vários caminhos nos conduzem até ao topo do monte onde se encontra um pequeno pavilhão chinês e diversas mesas e bancos de pedra onde homens de idades mais avançadas se juntam, a fumar o seu cigarro e a jogar o xadrez chinês.


Aqui no topo do monte, nesta pequena Macau-jardim, descansamos um pouco enquanto observamos Macau-cidade. E é tão contrastante estas duas realidades que convivem mutuamente uma com a outra em perfeita comunhão e, aparente, harmonia.


Nestes jardins os habitantes passeiam as suas gaiolas com pássaros, exercitam o seu tai chi matinal, realizam exercício físico em pequenos instrumentos aqui colocados ao dispor de todos os residentes ou convivem com os amigos. Vive-se com relativa qualidade de vida. E eles sabem-na aproveitar!



Um outro jardim visitado foi o Lou Lim Leoc. Talvez estes sejam o mais tipicamente chinês de todos os jardins de Macau. Este jardim foi mandado construir por um rico mercador chinês que o deixou em herança ao seu filho Lou Lim Leoc, daí o seu nome. O jardim ficou ao abandono após a decadência da fortuna da família. Mais tarde foi restaurado pelo governo estando aberto a qualquer transeunte que queira descansar da azáfama de movimento que caracteriza a Macau.

Entrada do Jardim Lou Lim Leoc

Este jardim é totalmente murado e além disso, é uma verdadeira paisagem em miniatura, com trilhos estreitos entre pequenos bosques de bambu e arbustos verdejantes sob lagos povoados de flores de lótus. Os trilhos serpenteados são-no devido a crenças tradicionais: os maus espíritos só se deslocam em linha recta!!!

Nenhum comentário: