16.5.10

Jantar Em Casas de Prostituição


Depois de percorrermos parte da ilha de Macau de camioneta e a pé, acabamos a noite cansados, visitando a Sé Catedral. Esta foi a primeira catedral, de pedra, consagrada em 1850, construída no local de outras catedrais anteriores, tendo sido quase destruída na totalidade num tufão 24 anos depois. Após ter sofrido extensas reparações, hoje é considerada como um dos pontos de passagem obrigatórios a quem visita a ilha.

Sé Catedral de Macau


Os pés estão ressentidos do cansaço do dia. As forças também já não são muitas. Por isso, aproveitamos, antes do regresso a casa, para jantar num dos restaurantes da conhecida Rua da Felicidade, outrora local de tempos de glória de rua envolta em prazeres das casas de prostituição, casa de ópio e tascas.

Rua da Felicidade

Dessas memórias sobrevivem apenas as casas com uma grande porta directa para a rua - onde só entravam aqueles a quem a dona do bordel permitisse – e uma varanda no primeiro andar, onde muito possivelmente as raparigas seriam mostradas aos clientes. Todas as portadas estão pintadas de vermelho.
Muitas das casas foram agora transformados em armazéns, sendo, presentemente, um bairro tipicamente chinês com muitas lojas de comida e restauração. Aqui jantámos e, com os pauzinhos chineses, habituamo-nos um pouco mais à tradição. Afinal… estamos ainda no início desta viagem!


Nenhum comentário: