9.5.08

1. A Diversidade de Londres Apaixona Qualquer Um...

E uma vez mais decidi partir à descoberta de mais uma realidade que me pudesse fascinar. Parti para Londres com mais três estarolas amigos: A Susana, o Renato e a Tininha. Após dias intensos de trabalho, preparo a minha mochila à última da hora, dirijo-me para o aeroporto e voo… durante 6 dias (25 a 30 de Abril 2008) para fora de mim mesmo.
Eu, Tininha, Susana e Renato_London Eye
Londres é uma cidade única, porque é uma cidade onde o inovador e o ousado caminham na mesma calçada que o tradicional e o imutável, e parecem conviver em paz. Uma caminhada por Londres revela que a moda é aquilo que cada um quer fazer dela. Por lá vêm-se cabelos de todas as cores, roupas de todos os estilos, executivos de cartola e guarda chuva no braço, soldados vestidos como no tempo do Henrique VIII, carruagens reais, indianos, árabes, tribos punk, góticos, e simpáticas velhinhas que se reúnem para tomar o chá das cinco.
A moda é esquecermo-nos do pente na cabeça!!!
Segredos profundos são perdidos em labirintos de culturas e ruas que formam a vasta, densa e intrincada metrópole. Londres pode ser antiga e enraizada no passado, com uma dúzia de museus ou monumentos para cada século de seus 2 mil anos de história, mas também é extremamente moderna e vanguardista. Em nenhum outro lugar a vida global é mais visível. Pessoas de todo o mundo pintam e vazam por lá e, como uma vasta esponja, a capital da Inglaterra as absorve e excreta indiferentemente. O fotógrafo mais famoso da cidade é peruano, a comida mais popular é indiana, a música do momento é o reggae jamaicano. Estrelas de Hollywood pisam os palcos dos seus teatros, e as casas de shows apresentam estrelas líderes de países distantes tão diversos como Senegal e Brasil, e todos atraem grandes públicos.
Em "Camden Town", o estranho é não ser diferente!
Todos em Londres são anónimos fora de seus círculos de contacto; junto a isso, vestem o que querem, fazem o que têm vontade. E Londres nem nota...
Neste cenário, esta última imagem representa a essência da cidade: o equilíbrio (ou disputa) entre tradição e modernidade. De um lado o poste da estação de metro de Westminster, a mais moderna da cidade, e que dá acesso a um mundo subterrâneo de alta tecnologia. E do outro lado a torre do Big Bem, que há 150 anos permanece a marcar as horas da mesma forma, com as mesmas monótonas badaladas e a mesma conhecida melodia. Num lugar com tantos contrastes é impossível ficar indiferente o que acontece à sua volta e não se deixar apaixonar. É justamente por tudo isto que Londres está eleita uma das minhas cidades preferidas.

2 comentários:

Ana Cristina disse...

Fantástico!

bjs

Os olhos da alma... disse...

Há meu primo, as tuas histórias fascinam-me, e viajar que bom, deve ter sido lindo...e a do pente na cabeça meu deus!!!Só tu para me fazeres rir!!!