16.2.10

Luzes de Natal Mudam a Perpectiva

Chegamos a Praga ao início da noite. O autocarro estaciona perto da ponte Carlos. A maior parte dos que vieram comigo viajar ainda não conhecem a cidade. Uma vez que aqui estive recentemente, no mês de Abril, não me importo de fazer de guia: poupamos tempo e, ao mesmo tempo, tenho o previlégio de lhes mostar as ruas e monumentos que me marcaram quando aqui estive.    

É certo que não lhes pude mostar a totalidade da cidade, pelo pouco tempo que dispunhamos. No entanto, a "créme de la créme" de Praga foi vista. Percorremos a Catedral de S. Vito, a Rua Nerudova, a Igreja de S. Nicolau, a Ponte Carlos, a Praça da Cidade Velha, e o relógio astronómico.

Está imenso frio na rua. Tanto, que somos incapazes de permanecer mais de 2 ou 3 minutos em cada local visitado. Por isso, a caminhada faz-se rápida e com longas passadas até chegarmos ao nosso destino. Mas em cada local, há algo que estranho e que torna ainda, esta cidade, algo mais especial. Há algo que me faz reencantar por Praga. Observo atentamente e percebo que as luzes de Natal e o brilho da decoração fazem da cidade, uma cidade com outro brilho e beleza.     

 
Praça Central de Praga

Lembro-me de ser criança e sonhar ao sabor do filme "Sozinho em Casa", e observar grandes e luminosas árvores de Natal. Chego à praça central de Praga e a beleza que outrora encontrei aqui está agora redimensionada numa outra perspectiva que me faz recordar os tempos de meninice, de quando sonhava um dia poder passar esta época natalícia envolto neste espírito.

Senti-me de volta ao meu mundo infantil. 
Foram as luzes brilhantes, as árvores gigantes, e os monumentos ornamentados. Foi o frio, os gorros na cabeça e as luvas calçadas. Foram as gargalhadas entre amigos e o chocolate quente. Foi tudo isto que fez deste momento, um momento completamente diferente daquele que vivi.

Por isso, acredito que revisitar cidades e locais é, sempre, uma experiência diferente. Os momumentos são os mesmos, mas a forma como vivemos o momento, esse depende sempre de causas exteriores: As luzes mudam a nossa perspectiva! 

2 comentários:

@ndrei@zul disse...

e obrigada por teres sido o nosso guia! :D nota 20! ;)

**

Tantra disse...

Obrigado Pinny!