19.4.10

Forte do Monte


Mesmo ali ao lado das Ruínas de São Paulo, encontramos indicações que nos conduzem até ao Museu de Macau. Sempre numa direcção ascendente, por umas escadas rolantes chegamos ao denominado Forte do Monte, situado no topo da colina a Este das Ruínas.
Forte do Monte

Também este foi construído pelos Jesuítas, entre 1617-26. Os canhões que ali se encontram disparam apenas uma vez, quando, em 1622, os holandeses invadiram Macau. No entanto, anos mais tarde, o mesmo forte tornou-se residência governamental. Em 1835 um grande incêndio destruiu os edifícios do forte, o colégio e a igreja da qual apenas permaneceu a fachada de pedra.

Museu de Macau - Forte do Monte

Ao longo das décadas que se seguiram as árvores foram crescendo nos terrenos do Forte que foi transformado em parque público, actualmente, muito popular para residentes e turistas pela beleza panorâmica que dali se desfruta, trazendo-me à memória a semelhança com o Castelo de São Jorge e a sua magnífica vista sobre a cidade de Lisboa.

Deixo-me maravilhar por esta vista de emaranhado de telhados e prédios, de luxo e pobreza, num contínuo olhar de constrastes. É linda a vista. Mas na verdade, dou por mim a pensar na preferência da vista de telhados e prédios  da minha amada Lisboa. Sinto falta do Tejo e de uma boa esplanada! (que aqui não há!)

A vista panorâmica de parte da cidade de Macau

(02.04.2010)

Nenhum comentário: