31.3.09
Torres Vedras e o Famoso Carnaval
29.3.09
Passear por Vannes: Uma Vila Medieval
Vannes, é uma cidade histórica e antiga, mas que ainda hoje mantem viva os principais vestigios da sua história: a muralha, os lavadouros, a catedral, o mercado e os museus convivem em Vannes com numerosos e floridos jardins.
A Muralha de Vannes, que vemos na fotografia abaixo, é o principal elemento da paisagem, um testemunho directo de 1500 anos de história militar, numa extensão de 600m. Uma muralha enorme e com um extenso relvado na sua frente, fazem as delícias para os transeuntes e turistas que por ali se passeiam. Á volta desta muralha aí se constituiu o centro da cidade medieval.
A Muralha de Vannes
A Porta Prisão é um dos acessos mais antigos à cidade das muralhas. Durante a idade média denominava-se a porta de São Paterno (Saint-Patern) em honra ao bairro sobre o qual se abre, e por onde andamos a passear pelas ruas coloridas de casas pintadas, conservando sempre o seu estado medieval de construção em madeira. Algo fenomenal!! Contudo, mais tarde, a porta foi utilizada como prisão, passando, a partir daí, a denominar-se de "porta prisão".
Porta Prisão das Muralhas de Vannes
Bairro de São Paterno, dentro das Muralhas
Entrando pela porta prisão chegamos facilmente à Catedral através do Bairro São Paterno. Um bairro bastante activo e popular pela característica peculiar das suas casas de madeira. Nele aproveitamos para entrar em pequenas lojas e comprar os tradicionais ímans que já fazem parte da minha coleção de viagens fixados no meu frigorífico.
Catedral de São Pedro e as casas típicas de Vannes
Esta catedral de estilo neogótico, embutida no seio do bairro, com as suas dimensões, traz à cidade uma beleza indescritível. São vários os turistas que vêm a Vannes visitar a Catedral, para observarem o túmulo de São Vicente Ferrer, falecido aqui em 1419 e enterrado no coro da Catedral.
Porta da Catedral de Vannes
23.3.09
Discriminação: Aprender a Combatê-la
22.3.09
As Lojas de Rochefort-en-Terre
Intercâmbio em Rochefort-en-Terre
O Centro da Vila
As casas típicas medievais da vila
20.3.09
Viajar de TGV com Um Sorriso na Cara
Mas uma diferença senti entre o TGV e os comboios da Linha de Sintra: os revisores! Alegres e bem dispostos que bem se distanciam das caras cizudas dos nossos portugas. Imaginem um revisor-palhaço que distribui balões às crianças, que se mete com as velhas parisiences que trazem baguetes debaixo dos sovacos cheios de pêlos, que fazem truques de magia e distibuem sorriosos e olhares esbugalhados. É realemnte fantástico!
Talvez não tenha sentido a velocidade porque durante muito tempo me tenha distraído com estas pequenas coisas.... talvez! E adorei!