29.3.09

Passear por Vannes: Uma Vila Medieval

De Rennes a Vannes demoramos cerca de 1 hora. Temos apenas 1 dia para poder ver esta pequena cidade medieval com mais de 2000 anos de história. Inacreditável, mas é verdade! "Darioritum" nome primário desta cidade só, posteriormente, foi chamada de Vannes.

Vannes, é uma cidade histórica e antiga, mas que ainda hoje mantem viva os principais vestigios da sua história: a muralha, os lavadouros, a catedral, o mercado e os museus convivem em Vannes com numerosos e floridos jardins.

A Muralha de Vannes, que vemos na fotografia abaixo, é o principal elemento da paisagem, um testemunho directo de 1500 anos de história militar, numa extensão de 600m. Uma muralha enorme e com um extenso relvado na sua frente, fazem as delícias para os transeuntes e turistas que por ali se passeiam. Á volta desta muralha aí se constituiu o centro da cidade medieval.

A Muralha de Vannes

A Porta Prisão é um dos acessos mais antigos à cidade das muralhas. Durante a idade média denominava-se a porta de São Paterno (Saint-Patern) em honra ao bairro sobre o qual se abre, e por onde andamos a passear pelas ruas coloridas de casas pintadas, conservando sempre o seu estado medieval de construção em madeira. Algo fenomenal!! Contudo, mais tarde, a porta foi utilizada como prisão, passando, a partir daí, a denominar-se de "porta prisão".

Porta Prisão das Muralhas de Vannes

Bairro de São Paterno, dentro das Muralhas

Entrando pela porta prisão chegamos facilmente à Catedral através do Bairro São Paterno. Um bairro bastante activo e popular pela característica peculiar das suas casas de madeira. Nele aproveitamos para entrar em pequenas lojas e comprar os tradicionais ímans que já fazem parte da minha coleção de viagens fixados no meu frigorífico.

Catedral de São Pedro e as casas típicas de Vannes

Esta catedral de estilo neogótico, embutida no seio do bairro, com as suas dimensões, traz à cidade uma beleza indescritível. São vários os turistas que vêm a Vannes visitar a Catedral, para observarem o túmulo de São Vicente Ferrer, falecido aqui em 1419 e enterrado no coro da Catedral.

Porta da Catedral de Vannes

Nenhum comentário: