31.10.07

II - Percorrer o Fim do Mundo na Nicarágua

“Olá Nélson!!!!!!!!!!!!!!!Adorei ouvir a tua voz hoje. É sempre bom ouvir a voz de um amigo quando se está tão longe de casa. Isto está a ser uma experiência alucinante. A realidade é outra!!!!!!!!” – Dizes-me tu num e-mail que me enviaste de terras longínquas, dias após ter-me despedido de ti ao aeroporto, e de, conjuntamente com a minha prima, te termos surpreendido com a música “Um Amigo”, em amena guitarrada mesmo antes de partires. Estavas tão nervoso! Afinal… encontrar um caminho a seguir tem disto mesmo. Não é fácil. E contêm muitas decisões, angustia, medo, perdas…
Continuas tu no e-mail:“A cidade de Granada é fantástica, linda, verdadeiramente colonial, com imensas igrejas e casas coloridas. Muitos restaurantes, bares e cyber cafés compõem o ramalhete. Calor intolerável e imensos mosquitos. Hoje foi dia de cortarem a água, ainda nem tomei banho... mas estou a adorar!!!!!!!!!!!

Hoje foi o primeiro dia de aulas. Foi muito engraçado dar aulas aos putos. São muito pobres e não podem frequentar a escola, por isso, a “Escolita Yo Puedo” é a única alternativa para terem alguma educação. Há miúdos de várias idades, mas são todos muito pequenos devido à deficiente alimentação. Hoje ri-me como já não me ria há imenso tempo. Ri-me da inocencia destes putos, ri-me de jogar á apanhada com eles. Os putos chamam-me de Professor Che (de Guevara) por causa da minha barba, lololololol. Mas os sorrisos e os olhares dos miúdos fazem-me esquecer a tormentosa viagem que tive...sinto-me tranquilo como já não me sentia há muito tempo.

De alguma forma, isto acaba por fazer sentido, por tornar real o que eu sempre defendi em palavras. Sempre achei que devemos fazer algo para ajudar, que está nas nossas mãos poder tornar o Mundo num lugar melhor. E agora, sinto que estou, realmente, a dar de mim aos outros, a dar a minha pequena contribuição. Talvez que não vá alterar o destino destas crianças. Talvez que caiam nas drogas e na extrema pobreza como a maioria dos adolescentes daqui, q não tem grande futuro. Mas, pelo menos, vão poder sonhar porque alguém acreditou nelas. Vão poder sentir esperança porque alguém não desistiu delas e mostrou-lhes alternativas... e fico muito feliz por ser esse alguém.

Obrigado por tudo Nélson, por me teres apontado o caminho...por teres aparecido na hora certa e iluminares a minha vida. Ainda tenho no meu telemóvel o teu sms "Estarei sempre aqui para te apoiar naquilo q precisares: Faz como o feiticeiro de Oz, que depois de se encontrar a si próprio, partiu no seu caminho... www.buildingnewhope.org - Manágua, Nicarágua" e realmente, tens estado... Ajudaste-me a encontrar o caminho…Lembro-me tão bem como tudo começou. Lembro-me daquela tarde no Campo Pequeno, em que falámos durante horas sobre a vida, sobre medos e sobre partilha. Nessa tarde decidi fazer esta viagem. Decidi q iria lutar pelos ideais em que acredito. E estou feliz por aqui estar. Obrigado por tudo, Nélson. Por todo amor que me deste e que me dás. Obrigado por me teres acordado, por me teres desperto para o que é importante. A amizade não cobra favores mas sinto-me em divida para contigo. Deste-me mais do que eu poderia imaginar. Sinto-me a renascer, cada vez mais desperto para o q na vida é importante.

Tenho saudades tuas, gostava de partilhar, ao vivo e a cores toda esta experiência contigo. Filipe.”Hoje choro emocionado ao ler o teu e-mail, porque também hoje compreendo que por mais pequenos gestos que temos para com os outros, isso poderá marcar, sem se quer notarmos. Sei que tudo aquilo que partilhámos naquele dia, foi sem dúvida o despoletar para a Vida!!!! Aproveita-a… e agarra-a com toda a força. Não a deixes fugir…. Estarei sempre contigo! Força!

Nenhum comentário: