9.10.09

Alimento-me Com o Menu Ramadão

Tinha iniciado à poucos dias o período de Ramadão.
Significa, portanto, que todo e qualquer muçulmano é obrigado a realizar jejum durante 30 dias seguidos, podendo apenas comer, beber água, fumar e ter sexo no período antes do sol nascer e depois do sol se pôr.
O Menu Ramadão
Enquando passeávamos durante a tarde pela cidade de Marraquexe, observávamos nos poucos restaurantes abertos, e os que existiam estavam em limpeza. Ninguém come durante o dia (excepcionalmente as crianças até aos 10 anos de idade). Tudo parecia estar desactivado. Há menos movimento nas ruas. Para comer, levámos algumas sandes e sumos na mochila.
Mesmo antes de o sol se pôr, por volta das 19h30/20h, começamos a obvervar um movimento estranho nas ruas de Marraquexe. A temperatura do dia baixa e as pessoas começam a sair das suas casas. Retorna-se ao movimento habitual. Gente e mais gente. E logo assim que o sol se põe, os marroquinos atiram-se à comida.
Por todo o lado à restuarantes e o cheiro a comida, nas ruas, é intenso.
Na Praça Jemaa el-Fna colocam-se bancas de comidas. Mais de 150 restaurante individuais de comerciantes (transportados por carroças) fazem ali o seu negócio. Há uma actividade nocturna indiscritível. São motas, carros, bicicletas, carrinhos de mão, e pessoas e mais pessoas.
Aproveitámos para jantar. Afinal, estavamos esganados de fome. Sentámo-nos num dos restaurantes situado numa das ruas principais que vai desenbocar à Praça. O conteúdo alimentar??? Bem... depois de muito escolher, mandámos vir o "Menu Ramadão": Sopa marroquina, tâmaras, crepes, um ovo cozido e um sumo de laranja natural. Tudo vegetariano! aaahhhhhh.... A maior parte dos marroquinos come este menu, uma vez que é rico para poder restabelecer as forças de um dia sem comer.
Ao longe conseguimos ver, perfeitamente, o fumo das comidas a serem realizadas na hora. Esta é a Praça Jemaa el-Fna transformada à noite.

Nenhum comentário: