8.10.09

Riad 34: Alojamento Numa Casa Familiar

À chegada a Marraquexe sabíamos, apenas, que o nosso alojamento estava situado dentro das muralhas, próximo ao Palácio Bahia. Não tinhamos mais qualquer indicação acrescida. Apenas estas. Parámos o carro por algumas vezes para perguntar.
Encontrámos o Palácio Bahia, mas tendo em conta que não podiamos entrar com o carro para lá das muralhas, tivémos de o estacionar, no único lugar existente, em frente à muralha que dá acesso ao seu interior e, necessáriamente, ao nosso alojamento. Lembro que estava um calor insuportável à chegada. Escorriam-me gotas de suor pela cara, sempre sem parar. Com a parte interna do braço limpava a cara vezes sem conta até o mesmo ficar ensopado. A parte de trás da T-shirt e parte interna dos calções estavam, também, molhados de tanto calor.
Nesse único lugar para estacionar o carro existiam vários arrumadores. Pela inexistência de parquimetros, cada um faz o seu preço, e tivémos de, obrigatóriamente, desembolsar 25 € pela estadia de 3 dias do carro na rua, uma vez que não havia outro local próximo para deixar o carro. Um verdadeiro roubo a que tivémos de nos sujeitar!!!!
A forma habitual de os arrumadores ganharem mais dinheiro num estacionamento de pequena dimensão, assusta qualquer europeu... Têm por hábito pedir aos donos dos carros para deixarem o carro desengatado (embora trancado). E assim fizémos nós. Mas qual o motivo? O motivo centra-se na possibilidade de poderem andar com o nosso carro, colocando outros carros à frente ou atrás do nosso. Assim, sempre que queremos sair com o carro têm de retirar os outros que estão atrás... A verdadeira confusão...
Após o malabarismo de estacionamento, cada um de nós agarrou nas suas mochilas em direcção ao alojamento, tendo sido necessário os serviços de um guia local para o encontrarmos entre ruas estreitas e com cheiro a esgoto.
Ficámos instalados na Riad 34. Encontramos este alojamento na internet por indicações de outros portugueses que já aqui estiveram. A entrada não transparece quão agradável é esta guest house. Toda pintada com cores fortes, e uma delicadeza na decoração com efeites tipicamente marroquinos, deixou-nos super felizes. Esta é, sem dúvida, uma casa familiar. Há, apenas 5 quartos. As portas e janela estão todas abertas. Há uma confiança absoluta nas pessoas que gerem a Riad. À chegada é-nos servido o tradicional chá de menta e, enquanto o bebemos, conversamos e é-nos explicada todas as condições.
O pequeno almoço é servido no centro da casa, conjuntamente com os outros hóspedes. Leite, chá, sumo de laranja, torradas e panquecas marroquinas fazem parte do pequeno almoço, servido sempre em tajines de várias cores, os condimentos de manteiga ou geleia.
Oa quartos são de médias dimensões com casa de banho incluída. A decoração é agradável, aprimorando pelos pormenores.
O interessante da Riad 34 é a possibilidade de passarmos alguns momentos antes de deitar, no terraço, deitados nas "camas-pufs", aproveitando o calor da noite, observando as estrelas e comentando o dia e as situações hilariantes passadas.
Sem dúvida que recomendo esta estadia a qualquer um. Quem vá a Marraquexe, aproveite e fique na Riad 34. Família, ambiente, tranquilidade, descrição e bom gosto são as palavras para a descrever. Valeu apena! Tenho saudades!

Nenhum comentário: