Percorremos quilómetros de estrada de Marraquexe em direcção a Casablanca. No caminho estivémos no limite de ficarmos sem gasolina. Com nervos seguimos em frente sem nunca dissimular o nosso humor. Apesar de todas as desgraças aparentes, foi curioso, termos mantido sempre uma boa gargalhada e disposição no momento certo.
Chegámos a Casablanca no ínicio da tarde. Decidimos não permanecer na cidade por muito tempo uma vez que tinhamos que realizar a viagem, no mesmo dia, até Asilah. Assim sendo, escolhemos apenas o essencial de Casablanca para ser visto.
E, claro está, a Mesquita de Hassan II não poderia faltar.
A Mesquita de Hassan II é, considerada, a 2ª maior construção religiosa do mundo, depois da mesquita de Meca!!! Ao total são 9 ha, sendo 2/3 erguidos sobre o mar que se encontra alí mesmo ao lado... Com uma sala de oração onde cabem 25 000 pessoas e um minarete de 200 metros de altura tornam esta mesquita algo, excepcionamente, bela.
À chegada senti um espírito de monstruosidade religiosa. Algo de dimensões surpreendentes. Lembro-me de tentar captar esse sentimento com da minha máquina fotográfica, através de fotografias tiradas vezes sem conta, disparando para tudo o que é sítio.
Mas sem dúvida o que me movia era poder entrar nela, e sentir todo este espírito. Lentamente vamo-nos aproximando da gigantesca porta de entrada, atrás de outros muçulmanos. Olhamos em frente e percebemos que algo se passava: 2 mulheres, de nacionalidade francesa, discutem à porta da mesquita com alguém que não as deixa entrar. A entrada é, exclusivamente, a muçulmanos.
Elas e nós, nem queríamos acreditar. Com um mundo alí mesmo à nossa frente, apenas pudémos saborer o seu exterior... barrados por completo!
As francesas ainda tentaram argumentar que se forem a Notre Dame, serão sempre bem-vindos... mas nem mesmo assim, com um discurso integrativo, nos fizeram participar de uma oração a Alá...
Meu Deus, Meu Deus, perdoai-lhes porque eles nao sabem o que fazem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário