4.11.09

A Boleia...

Estamos a 24 de Agosto em Marraquexe. Decidimos ir conhecer os Oásis do Sul, mais especificamente, a cidade de Ouarzazate. Fizémos mais de 4 horas de caminho para lá chegar por estradas impróprias, degradadas e outras em montanhas, em estradas curtas e apertadas. A viagem foi, decerto, HORRÍVEL, no entanto, expectante por ir conhecer os tão falados oásis...
Pelo caminho parámos algumas vezes pela insustentabilidade de continuar caminho por mais horas a fio sempre sem parar. Conversámos. Dormimos. Observámos. E voltámos a dormir. Esta viagem foi, sem dúvida, a pior de todas pelo cansaço já acomulado. Precisávamos de animação, para nos mantermos dispostos a ir conhecer os oásis.
.
A 70 kms de chegarmos ao nosso destino, obervamos um carro parado no meio da estrada. Ao lado dele encontra-se um homem a gesticular. A Vanda e o Sérgio estavam a dormir. no banco de trás e o Nuno a conduzir. Sem receios peço para parar.
.
Alguém no meio do nada tem o carro avariado sob um calor tórrido. Parámos. Acordámos a Vanda e o Sérgio para que este "nativo" pudesse junta-se a nós. Abre a porta de trás do carro e junta-se ao lado do Sérgio. Acabámos por dar boleia a um desconhecido!!!!!!!
Conversa puxa conversa (em francês) fomos descobrir um verdadeiro Touareg do deserto que agora viajava connosco! Nem queríamos acreditar que o tínhamos alí junto a nós, super bem-disposto. À chegada a Ouarzazate convidou-nos para tomar um chá a sua casa como forma de recompensa pela boleia dada. Mais uma gafe minha: esqueço-me de desclaçar os sapatos ao entar na sala. Ele fica a olhar para mim, e só depois de uma cotovelada por parte do Nuno é que me apercebo do erro cultural cometido.
Mas não foi, decerto, por isso que nos deixou de acolher na sua casa e nos concedeu toda a sua simpatia ao falar das suas expedições pelo deserto, mostrando-nos fotografias, ao mesmo tempo que nos serviu o chá de menta. Ficámos ali ainda por algum tempo a conversar, e ao mesmo tempo a descansar de uma viagem utra cansativa.
.
Na despedida ensinou-nos a realizar os turbantes necessários para as expedições, como forma de protecção do calor do deserto. Adorámos a surpresa.
.
Sem dúvida que ao desconficar jamais poderiamos experenciar toda esta simpatia... Valeu a boleia... nem que tenha sido pela animação de apenas 70 kms...

Nenhum comentário: