4.11.09

Verdadeiros Oásis

Ouarzazate é, também, conhecido por ser uma cidade de paragem para todos aqueles que se querem aventurar em direcção ao deserto. É conhecido, também, pela beleza das suas Kasbahs. E, obviamente, conhecido pela diversidade de paisagens e de ambientes que se encontram em território marroquino.
.
Desde desfiladeiros enormes, cavados por entre as montanhas rochosas, até à mais profunda aridez, vales imensos em que as populações continuam a viver de forma sumária, ancoradas no que lhes oferece a agricultura e a pastorícia, tudo isto – literalmente – lado a lado com verdadeiros oásis.
Falo de locais em que a água é fornecida pelos rios que correm nas montanhas, ou por lençóis de água subterrâneos, sendo que os inúmeros canais de rega a distribuem pelas hortas e pelos milhares de palmeiras, num verde imenso a contrastar com o avermelhado das rochas.
Aqui em Ouarzazate, já bem perto do deserto, existem milhentas palmeiras, e em todo o país calcula-se sejam mais de cinco milhões. Um oásis é fonte de vida e de subsistência para muitos marroquinos, pois é de cada um destes hectares que, anualmente, saem cerca de quinze toneladas de deliciosas tâmaras. Bela, imponente e inesquecível – é assim a paisagem para quem aqui chega pela primeira vez. O deserto está mesmo ali à frente...

Nenhum comentário: