19.10.09

Cascatas de Ouzoud: Secas?

Estando em Marraquexe, partimos, depois de almoço, em direcção às Cascatas d'Ouzoud. Segundo o mapa das estradas, parecia-nos, relativamente perto. Seguir pela auto-estrada e depois entrar numa estrada local em direcção às Cascatas. Tudo normal (parecia-nos). Até ao ponto de percebermos que nos tinhamos enganado na viragem para a estrada local.
.
Sem medos ou qualquer tipo de receios, continuámos pela estrada fora, mas agora sempre com os olhos postos ao mapa. Afinal, um percurso que, à partida nos parecia relativamente perto, fez-se, nada mais nada menos, em 4 horas!!!! QUATRO!!!!
Com um calor que abrasava qualquer um assim que tentávamos desligar o ar condicionado do carro ou abrir uma simples janela, percorremos estradas a fora com uma temperatura de 43º. Recordo-me de olhar pela janela e a paisagem, pelo caminho, encontrava-se sempre inóspita. Tudo à nossa volta parecia desértico, sem vida, seco.
A questão agora centrava-se, não na dificuldade de encontar as cascatas, mas sim, na possibilidade de elas existirem em pleno verão quente! Será que estão secas??? As probabilidades, afinal, eram imensas...
.
Recorro ao guia turístico trazido no fundo da mala que nos indica uma fotografia das cascatas com a seguinte indicação: "As Cascatas d'Ouzoud na Primavera". PRIMAVERA!!!! Li eu bem!!! Primavera significa que não é Verão... Logo, já quase passadas 4 horas de viagem nem queríamos acreditar. Afinal... essa probabilidade de elas esterem secas, não era remota!
Desfiladeiro Wadi el-Abid
À medida que nos aproximavamos do local, a temperatura desceu drasticamente até ao 29º. Estacionámos o carro, demos a tradional moeda aos arrumadores de Marrocos, negámos a possibilidade de guia, e fizémos o resto do percurso a pé. As Cascatas d'Ouzoud são um verdadeiro micro-clima. Ao contrário do encontrado pelo caminho, aqui existe vegetação. Tudo é verde constastando com o vermelho do chão. O tempo está ameno. Não está tanto calor. E por isso... seria lógico encontrarmos uma réstia de água ainda a cair!!! E pusémo-nos a caminho atrás do som de uma simples cascata.
Quando a vimos ali de cima, mesmo à nossa frente, nem queriamos acreditar naquilo a que observávamos. Em pleno Verão a cascata estava no seu esplendor... Parámos de falar entre nós. Apenas sorriamos uns para os outros. E eu comentava: "Faria novamente o mesmo percurso de 4 horas para poder ver isto"... Lindo, lindo, Lindo...
Este é, para mim, um dos cenários mais espetaculares de Marrocos. A queda de água é completamente impressionante. A sua força é ensurdecedora, vibrante ao ponto de nos extasiarmos, ao vermos a água a cair no desfiladeiro do Wadi el-Abid, 100 m abaixo. Quisémos conhecê-la. Ir lá abaixo. Custasse o que custasse... Demos a volta, entrando pelo lado esquedo. Encontrámos umas escadas que dão acesso à parte baixa do desfiladeiro. E por elas encontrámos alguns campistas rastasfári e completamente Freaks a viverem aqui, no meio do nada, por alguns dias... E à medida que desco sou completamente invadido por um estado de euforia, pela majestosa sucessão de água que vai caindo. Ando cada vez mais depressa para alcançar a parte baixa. Noto que em cima das figueiras e alfarrobas que crescem junto ao caminho estão apinhadas de macacos de pelagem beje.
Todos atingimos a parte do desfiladeiro. Não continuámos. Ficámos a abservar por mais uns momentos. E apenas eu e o Sérgio atrevemo-nos a passar pela plataforma improvisada de paus e plásticos que dão acesso à baía da cascata para podermos desfrutar de um belo banho... Apesar de arriscado (o atravessar da plataforma), o banho era mais do que merecido! E se era...

Um comentário:

Pat disse...

Beeeemmmm!!! Ao ver estas fotos, só me vem à cabeça um UAU!
Quem diria que no meio de um deserto de areias secas, de repente, há isto?!
Lindo!