4.11.09

Apeados e Sem Gasolina

Depois destes dias em Marraquexe e zonas envolvente, decidimos retornar para o litoral, em direcção a Asilah, com paragem em Casablanca.
Já tinhamos lido algures no guia que, antes de realizarmos uma viagem, deveríamos abastecer o depósito. Contudo, não percebemos a razão de ser depois de todos estes dias em Marrocos. O carro ainda tinha gasolina e arrancámos, auto-estrada fora, em direcção a Casablanca.
Na portagem que dá acesso à auto-estrada retirámos o ticket. Nele constava, surpreendentemente, algo mais avançado do que em Portugal: a distância em Km entre as várias bombas de abastecimento de gasolina. A próxima bomba estaria a 40km dali. Ficámos mais descansados porque o nosso depósito ainda daria para mais alguns quilómetros.
.
Passado algum tempo, encontrámos a referida bomba... mas por azar dos azares estava no sentido contrário. A indicação estava errada! Mas seguimos caminho. Ainda tinhamos algum combustível até à próxima bomba situada, aproximadamente, a outros 40 km.
A surpresa das surpresas...
O avanço tecnológico das indicações nos tickets saíu furado... a bomba indicada já estava desactiva há alguns anos, havendo sinais evidentes de degradação envolvente.
Agora sim... já com o carro na reserva parámos um pouco mais à frente junto a um carro de apoio. A indicação dada eraq ue a 20 km à frente haveria (talvez) uma bomba. Sem grandes certezas, tentámos mais uma vez.
Mas agora, na esperança de poupar alguma gasolina, desligámos o ar condicionado, fechámos os vidros do carro, e reduzimos a velocidade para 50km/hora em plena auto-estrada. A esperança de todos era também encontrar uma descida para podermos ir alguns quilómetros em ponto morto e pouparmos gasolina. Mas não. Não aconteceu...
.
Com um calor infernal dentro do carro, olho para o Nuno, o Sérgio e a Vanda e vejo-os tensos. Eu também estou. Afinal... estamos em Marrocos, no meio da desertificação total onde não passam muitos carros. Enquanto avançamos lentamente, vamos registando no telemóvel os números de contacto de serviço de apoio que vamos observando nas bermas da auto-estrada.
.
Sem esperança alguma, sabemos que vamos ficar sem gasolina. Mas ninguém o verbaliza. Na intenção de gravar este feito, retiro da mochila a minha máquina fotográfica para poder registar, em modo filme, este momento de solavancos atrás de solavancos....
.
Eis que... observamos, a 2kms, a dita e abençoada bomba de gasolina!
À chegada fui capaz de "morfar" 1 tablete inteira de chocolate de uma só assentada...
.
Nervos, são nervos!!! E apeado é que não queria ficar!
Foi por um triz....

Um comentário:

Pat disse...

E assim se sente o pavor de ficar apeado no meio do deserto...
Ainda bem que os deuses são teus amigos, e lá te deram uma bomba de gasolina... em funcionamento!
ehheheh