3.9.09

Chefchaouan: A Cidade Azul

Partimos de manhã de Tétouan em direcção a Fèz, tendo como ponto de passagem por Chefchaouan, descortinando parte do Rif.
Chefchaouan situa-se entre duas montanhas e é caracterizada como sendo a cidade azul, situada no cima da montanha. Chegámos um pouco antes da hora do almoço, o que nos deu possibilidade para percorrermos a cidade, tirar algumas fotografias, almoçar e partir em direcção a Fèz.
A medina é o principal ponto turístico da cidade, sendo aqui que se situa a bairro mais antigo com casas caiadas de branco e indigo, pequenas praças, fontes decoradas e casas com portas com decoração elaboradas tornam esta cidade um local VERDADEIRAMENTE encantador!
Visitámos Chefchaouan apenas por indicação de alguns amigos que já tinham visitado a cidade. Mas sem grandes expectativas e desconhecendo o que iriamos aqui encontrar ficámos fascinados pela existência de uma cidade no cima da montanha com várias oficinas de venda ao longos das ruas e ruelas azuis.
Ao contrário do que encontrámos em Tétouan ou em Tânger, verificámos que Chefchaouan é uma cidade limpa (pelo menos dentro da medina), onde tudo está arranjado e é agradável à vista. É agradável ser-se turista neste espaço, principalmente, para nós, que cansados pela viagem tomámos a cidade como uma dádiva após a confusão das outras cidades.
As ruas ingremes da medina que sobem a montanha, levam-nos até à porta Bab el-Ansar. Para lá da porta fica a nascente Ras el-Ma, onde aí jovens jogavam à bola dentro de água e onde tapetes de grandes dimensões são lavados.
Foi a presença desta nascente que levou ao estabelecimento da cidade neste local. Com cascatas, casas, lojas e cafés, este é um dos bairros mais agradáveis de Chefchaouan e um lugar ideal para um passeio relaxante, para turistas cansados, onde pudemos recarregar forças e seguir viagem...Depois desta pequena visita à cidade azul, esperou-nos mais de 300 Kms de estrada, algumas vezes perdidos e outras vez seguindo as indicações do mapa. Mas chegámos são e salvos a Fèz!

Nenhum comentário: