3.9.09

Mergulhos no Mar Mediterrâneo

A poucos quilómetros de Tetouan, na zona costeira do mar mediterrâneo, existem algumas praias nas quais quisémos descansar dos primeiros dias marroquinos. Dirigimo-nos para Martil e Cabo Negro, praias com uma extensão enorme de areia onde veraneantes locais se divertem.
Mesmo na prais, as mulheres continuam a utilizar as burqas. Com um calor abrasador, permanecem vestidas, e muito poucas vezes vão a banhos! Apenas os homens têm o direito a disfrutar dos belos mergulhos no mar mediterrâneo!
No entanto, as praias daqui estão a anos luz das de Potugal, e por vezes, faziam-me lembrar de algumas nos anos 80. Sem caixotes do lixo, as pessoas estão habituadas a comer e a deixar os restos, literalemente, no meio da praia: garrafas, sacos-plásticos, pevides, beatas... tudo se pode encontrar na areia.
Há vendedores que passeiam pelas praias e em vez de nougat's ou línguas da sogra, vendem chás de menta quente.
Depois de cansados por nos enrolarmos nas ondas quentes deste mar, deitámo-nos sobre a toalha na areia e com um protector solar 40 espalhado por todo o corpo, aí nos deixámos estar a descansar de tanta informação cultural que nos foi passada através de todos os sentidos: são cheiros estranhos, sabores maravilhosos, sons diferentes e pouco habituados a imagens extasiantes de uma cultura tão rica...

Nenhum comentário: