9.4.09

2. Castelo de Praga e a Praça Hradcany

O interessante de Praga, é que esta cidade, situada no coração da Europa, está dividida por Bairros: a Zona do Castelo, o Bairro Pequeno, o Bairro da Cidade Velha e Cidade Nova e o Bairro Judeu, facilitando a qualquer mochileiro de conhecer, verdadeiramente, a sua cultura de forma fácil e prática, não sendo, por isso, necessário desprediçar muitos dias para conhecer a cidade.
Alojados perto da estação de metro "Jirího Z Podêbrad", dirigimo-nos até ao outro lado da cidade, para lá do rio Vltava, para podermos iniciar o nosso itinerário, conhecendo o Castelo de Praga e a Praça Hradcany. Estação de metro "Jírího Z Podêbrad"
Chegados à estação de metro de Malostranská, percebemos de imediato que alí é um centro importante de paragem pela imensidão de turistas que calcorream aquelas ruas. Subimos até à colina, juntamente com os outros turistas, onde está alojado o Castelo e percorremos a famosa Travessa Dourada, uma rua onde estão situadas pitorescas casas de artesãos ao longo do interior da muralha do Castelo, construídas no fim do séc. XVI para a sua guarda e artilharia.
Travessa Dourada no Interior do Castelo
Na casa nº 22 da Travessa Dourada está situado a residência de Franz Kafka, um dos maiores escritores de ficção. Nascido de uma família de classe média Judia em Praga, viveu temporáriamente, aqui, durante 10 meses. A Travessa Dourada, composta por estas minúsculas casas pintadas com cores claras, é assim chamada devido aos ourives que aqui vieram viver no sec. XVII, remodelando os edifícios.
Casa de Franz Kafka
Dentro da muralha do Castelo encontra-se, também, a Basília de S. Jorge, situada perto da Catedral de Praga. Esta basílica data do ano de 915, sendo o mais bem conservado templo românico de Praga!!! Nesta igreja está sepultada a Stª Ludmila, viúva do príncipe de Borivoj. Foi considerada a 1ª mulher mártir cristã da Boémia, tendo sido estrangulada, sob as ordens da sua afilhada, enquanto orava de joelhos.
Basílica de S. Jorge Mesmo em frente à Basílica encontra-se a famosa Catedral de S. Vito, um dos símbolos da cidade que abriga as joias da coroa Checa e o túmulo do Rei Venceslau. Esta é, sem dúvidas, uma catedral imponente pelas suas dimensões, estrutura e beleza.
Catedral de S. Vito Dentro da catedral podemos observar o túmulo de S. João Neopomuceno, cujo túmulo foi elaborado em prata pura, em 1736, em honra ao santo que se tornou o centro de um culto contra-reformista. Uma outra estátua do santo está também integrado na Ponte Carlos, onde é ritual tocarem-na para dar sorte. Nós, também, fizemos o mesmo! Vamos lá ver agora qual a sorte que nos calha! Túmulo S. Neopomuceno À saída da Catedral, sentámos-nos ali mesmo em frente, na praça, a descançar um pouco, enquanto vislumbravamos a magnificiência de uma catdral como esta. Tirámos o pão com queijo e pepino dentro da mala, o leite com chocolate e ali ficámos nós a saborear um lanche, próximos de um mar de gente que nos rodeava para, também, poderem contemplar este símbolo de Praga.
Os Guardas do Castelo A saída das muralhas do castelo faz-se por uma porta próxima à catedral onde guardas tipicamente trajados "protegem" esta fortaleza. A vista daí é fantástica, dando-nos uma ideia mais real da dimensão da pequena cidade de Praga que nos encanta a cada recanto que é descoberta.
A vista sobre a cidade Apanhamos os castiços eléctricos um pouco mais à frente, depois de uma pausa para beber um "expresso piccolo" - como eles se referem ao café - para visitarmos o Loreto e o Palácio de Strahov.
Lentamente andamos pela cidade. Sem pressas, sugando esta cultura ao máximo. Sentimos, no entanto, a dificuldade e a barreira linguística. As placas informativas estão todas em Checo, a maioria das pessoas falam Checo e a escrita checa torna-se difícil de decifrar. Sem mais... temos mesmo de recorrer ao nosso guia, até agora guardado na mochila.

Nenhum comentário: