10.4.09

A Pequena Comunidade Mineira: Kutná Hora

Em Hlavní Nádrazí, a estação feroviária principal de Praga, apanhamos cedo o comboio e pusémo-nos a caminho até Kutná Hora, uma pequena comunidade mineira na segunda metade do séc. XIII, situada a 1 hora e meia de Praga.
Chegando a Kutná Hora, apanhamos um autocarro até ao centro da pequena vila. Dirigimo-nos até ao posto local de informações turísticas para podermos hierarquizar o nosso pouco tempo na vila, uma vez que temos de regressar no mesmo dia para Praga. As ruas estão bem cuidadas, cheias de cores e com casas pequenas. É uma pequena vila bem-disposta, arrumada e de fácil conhecimento. Tudo é perto de tudo e poucas horas servem para conhecermos um pouco da sua história.
Algumas ruas de Kutná Hora
No séc. XIII, quando foram descobertos ricos filões de prata, o rei apossou-se das licenças das minas e, assim, Kutná Hora tornou-se, na altura, a 2ª cidade mais importante da Boémia. No séc. XV chegavam a ser extraídas 5 ou 6 toneladas de prata pura anualmente, fazendo do rei o monarca mais rico da Europa Central.
Actualmente, encontra-se a funcionar um museu de exploração mineira num antigo forte - o Hrádek. A visita incluiu a descida a uma mina medieval com roupa a rigor, capacete e lanterna.
A indumentária necessária para a descida à mina
A descida à mina fez-se com uma guia, após terem-se dado alguns informações necessárias antes da respectiva descida. A mina era exígua, pequena e em alguns casos de difícil acesso, quer ao nível de altura, quer de largura, chovendo lá dentro em algumas aprtes da mina. Foi-nos explicado toda a história desta pequena vila e a importância da prata no desenvolvimento de Kutná Hora.
O "grochen" de Praga, moeda de prata que circulava por toda a Europa, era cunhada aqui nesta pequena vila, no Pátio Italiano. O Pátio Italiano (foto em baixo) foi a 1ª casa da moeda da República Checa, mas quando a prata começou a escassear (sec. XVI), a cidade perdeu importância e a casa da moeda acabou por encerrar em 1727. Um momento único, especialmente, para o Nuno Dion. Viva o conhecimento!
Pátio Italiano: Ex-Casa da Moeda

Um comentário:

Carlos Leo disse...

ehehehhehe...

Engraçado que o mais baixinho foi o que deu o maior salto...

Grande Nélsonnnnnnn

SwáSthya!