10.4.09

5. O Movimento da Praça da Cidade Velha e o Relógio Astronómico

Passado a Ponte Carlos encontramos, logo aí, um pouco mais à frente, o chamado Bairro da Cidade Velha de Praga. O coração da cidade é a Cidade Velha, com a sua praça central. Encontra-se vedada ao trânsito (com excepção de algumas charretes) e está cercada por magníficos edifícios históricos.
Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn
A Praça da Cidade Velha
Há comércio vivo, massumo e agressivo. A maioria das lojas que percorremos pelas ruas que vão desembocar na Praça Central, são lojas para e de turistas, que vendem souvenirs: canecas, imans, t-shirts, postais. Há restaurantes de comida típica checa e outros de fast-food. Há gente que sai e entra em cada porta a porta.
As esplanadas dos cafés invadem, literalmente, a calçada da Praça Central, e a multidão de turistas espalha-se por toda a parte. A praça é uma zona central com muito movimento e oferece a quem lá passa um grande número de restaurantes, cafés, lojas e galerias, para além de monumentos que brotam a cada esquina.
O Relógio Astronómico
No entanto, o monumento mais famoso da cidade velha é, sem dúvidas, o famoso relógio astronómico, composto pelos signos do zodíaco. Este relógio, situado no centro da praça, consegue atrair milhões de turistas curiosos a todas as horas que o relógio bate as horas.
O motivo central é ver a procissão dos 12 apóstolos após terem-se aberto 2 janelas por cima do relógio. Os apóstolos movem-se em círculo liderados por S. Pedro. No final do desfile um galo canta e o relógio bate as horas.
De acordo com a lenda, em 1490, quando foi construído por um relojoeiro, os conselheiros da Câmara Municipal ficaram tão obcecados em evitar que ele repetisse a sua obra-prima noutro lugar que mandaram cegar o pobre homem.
É, de facto, um espectáculo a não perder a todos aqueles que queiram visitar Praga. Enquanto esperávamos pela hora certa, sentámo-nos nas poucas mesas vagas do "Grand Café Praha", mesmo em frente ao relógio, para poder vislumbrar este momento único ao sabor das famosas cervejas "Pilsner Urquell"

Nenhum comentário: