9.4.09

3. Percorrer o Bairro Pequeno

O Bairro Pequeno, em Praga, está situado nas encostas abaixo do Castelo e é considerado a zona de Praga com mais traços do passado pois quase nenhum edifício foi aqui construído desde o final do século XVIII.
Palácio e Jardins Wallenstein
Saindo na estação de metro Malostranská, encontramos, ao seu lado direito, o Palácio Wallenstein e os seus jardins. Este palácio é, sem dúvida, um monumento à ambição fatal do comandante imperial Alberecht Wallenstein, devido às várias vitórias sobre os protestantes na guerra dos 30 anos, começando a ambicionar para si próprio a coroa da Boémia. Este palácio foi construído porque o tal senhor Wallenstein desejava ofuscar a beleza do próprio castelo de Praga, de que falei no post anterior.
No fresco do tecto do magnífico salão do palácio está, então, retratado Wallenstein como o Deus Marte, o deus da Guerra, a conduzir um carro trunfal! Só podia ser!

Tecto do Salão do Palácio

Mais à frente encontramos uma enorme cúpula e um campanário belíssimo. Estes fazem parte da Igreja S. Nicolau, cuja cúpula coberta de frescos e campanário são os marcos mais importantes do Bairro Pequeno. É sem dúvida mais uma obra prima desta cidade.
Campanário e Cúpula da Igreja S. Nicolau Igreja S. Nicolau Porta de entrada na Igreja S. Nicolau
Outro dos marcos do Bairro Pequeno, é podermos passear rua acima, desde a Igreja S. Nicolau até ao Castelo através a famosa Rua Nerudova, uma rua histórica que deve o seu nome ao escritor, poeta e jornalista do séc. XIX Juan Neruda que viveu na casa dos 2 sois, no nº47.
Casa de Juan Neruda
A Rua Nerudova é uma rua movimentada, cheia de gente que sobre e desce a calçada diariamente. As ruas pararelas a esta são estreitas e as escadarias no final dela têm um ar romanticamente misterioso. Há comércio por todo o lado, onde se vende as famosas sweet-shirts que dizem "Chezc Republic - Team Drinking". Acabo, também eu, por comprar uma e mais alguns souvenirs para amigos e família.
Casas da Rua Nerudova

Nenhum comentário: