10.4.09

9. Percorrer a Praça Venceslau

Dentro do Bairro da Cidade Nova, facilmente encontramos a Rua Venceslau, um verdadeiro centro de comércio de hoteis e restaurantes, cujas construções recentes do séc. XX. Ao longo de toda a avenida há belos exemplos de estilos decorativos adoptados pelos arquitectos checos da época.
No início da rua encontramos a Ópera Estatal, um verdadeiro monumento, meticulosamente renovado de década de 80, cujo interior mantém os seus sumptuosos veludos vermelhos, lustres de cristal e estuques dourados.
Ópera Estatal
Mesmo ao lado, encontramos o Museu Nacional, um grandioso edifício com uma escadaria monumental, sendo considerado um símbolo de prestígio nacional. Á sua frente encontra-se, então, a Praça Venceslau.
Mas "praça" é, aliás, uma designação pouco correcta para o local, uma vez que ela possui cerca de 750 metros de comprimento e apenas 60 metros de largura.
Museu Nacional
Originalmente, a Praça Venceslau era um mercado de cavalos, estando hoje repleta de hoteis, bares, lojas e restaurantes. A enorme estátua equestre que vimos na fotografia é de S. Venceslau, que domina a extensão da praça em frente ao Museu Nacional, erigida em 1912.
Ao final da avenida encontra-se a cervejaria mais popular de Praga "U Pinkasú" quando começou a servir a Pilsner Urquell em 1843. As cervejas checas são conhecidas em todo o mundo, mas não existe nenhum outro sítio onde sejam tão apreciadas como em Praga. Os checos levam a sua pivo muito a sério e têm muito orgulho nela. Em dias quentes também a provámos, uns com e outros sem alcool. Vale a pena!
Cervejaria "U Pinkasú"

Nenhum comentário: