20.9.09

Manhã de Praia Suja

No dia do meu aniversário quisémos tirar o dia para fugir ao tradicional de Marrocos, por entre cidades e medinas, mesquitas e orações. Saímos de Rabat pela manhã em direcção a outras cidades e localidades próximas: Salé, Mehdya e Kenitra.
Seguimos a estrada que dá acesso a essas localidades sem nunca nos perdermos. A caminho observamos uma placa com indicação "Plage des Nations", com indicação para virar na próxima à esquerda, em direcção à costa marroquina, a 2 kms.
Sem estar previsto, decidimos à última da hora (e sem hesitarmos) virar para podermos conhecer a praia indicada na placa. Visto do alto encontramos uma extensão de areal enorme, com alguns marroquinos deitados debaixo do chapéu de sol a protegerem-se das temperaturas altas que o país costuma fazer.
Descemos até à areia e decidimos ficar, mesmo percebendo dos poucos costumes que esta gente tem em limpar as praias. A areia está, completamente, suja! Há garrafas plásticas pelo chão. Há papeis sujos, latas, vidro... Há burros que se passeiam livremente pela costa e há, também, pequenos vendedores de praia que cozinham, ali mesmo, na areia, para os veraneantes e "turistas aventureiros" dentro de uma pequena barraca feita de chapés de sol e pareos. Afinal... estamos em África, e não podemos pedir muito!
Tudo é, inacreditavelmente, feio. Contudo, mesmo assim decidimos ficar. Percorremos a pé, boa parte de extensão de areia até encontrarmos, foras das gentes locais, um pedaço de terra onde pudessemos pousar as toalhas e enterrar o chapéu de sol, fora da lixeira vista...
Aqui sim... ora esticados ao sol, ora em banhos e mergulhos no mar salgado que nos refresca do calor abrasador, passamos uma manhã óptima... Valeu-nos o jogo do uno!

2 comentários:

Luísa Sargento disse...

Eu tb fui à praia mas c muito melhor aspecto lol beijinho gigante

Tantra disse...

hehehehe... também fomos a outras praias, obviamente! E muito boas! mas esta... sem dúvida que tinha de ser "blog material"...