15.4.09

As Casas de Banho Públicas: Um Problema Checo

Pois é...
A questão central das casas de banho públicas em Praga, e por algumas outras regiões da República Checa, impõem-me várias questões.
Imaginem-se a andar pelas ruas horas a fio, por entre outros turistas e pessoas locais. Mochila às costas e tal, uma fruta aqui, um gole na garrafa de água acolá... sentido, de tempos em tempos, (como é normal) uma extrema inquietação e necessidade de ir à casa de banho.
Na verdade, se tivessemos em Portugal o normal seria entrarmos em qualquer estabelecimento público e perguntar se poderíamos ir à casa de banho. Tudo normal.
O problema aqui centra-se na dificuldade de realizarmos qualquer das necessidades sentidas sem termos de pagar. Vou-vos explicar melhor... estando no meio da rua, e sentindo vontade para excretarem, têm de percorrer vários cafés locais para perceber qual os melhores preços. Alguns cobram 5 coroas, outros 10, e vi alguns a cobrarem 20 coroas, vejam só, para podemos libertar o que temos cá dentro. O problema seguinte, é tentar perceber se temos dinheiro trocado na carteira para poder colocar nas portas (se não houver a "mulher-guarda-casa-de-banho" que limpa os WC's e faz os trocos à entrada). Se não tivermos trocado temos de recorrer a ajuda dos transeuntes e pedir para nos trocam dinheiro...
No final de tudo... se tivermos muita sorte tudo correrá pelo melhor!
E quem não quiser problemas e quiser visitar Praga no seu melhor, previna-se! Tragam uma boa mão cheia de trocados para não passarem apertos! Aviso!

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade que as casas de banho se pagam, principalemente se for num restaurante em que não sejamos clientes... o problema é especialmente grave para quem precisa depois de ter ido à casa-de-banho no restaurante onde jantou bebeu uma coca-cola, voltar a ir à casa-de-banho nem uma hora depois de termos saído do restaurante... Para esses não há moedas que lhes valham...
Jeru :P

Unknown disse...

desta feita axo que vou levar um pacotinho de fraldas lá do hospital mesmo. Falta 2 semanas ==)