12.4.10

Na Zdrowier!: Casa Animada na Passagem de Ano

Tradicionalmente, as minhas passagens de ano são sempre diferentes, uma vez que são vividas dentro do espírito de Taizé. A celebração da própria passagem de ano, ocorreu num espaço disponibilizado pelos bombeiros voluntários da região de Kórnik. Nada de interessante, como devem calcular. Sem grandes luxos, pois a simplicidade é a palavra-chave para estas festas.

A festa ocorreu como o esperado, onde cada país apresentou algo tradicional. Nós, os Portugueses, mostrámos o melhor do fado e dançámos o “apito comboio” – sucesso total perante o resto da estrangeirada.


Rimos e dançámos até suarmos as camisolas. Festejámos por 2 vezes a passagem de ano. Uma na hora local polaca e outra, uma hora depois, na hora portuguesa.

No entanto, o interessante da festa foi o retorno a casa. Não que a festa não tenha sido agradável. Na verdade foi. Mas a festa interessante estava para vir depois.



Chegámos a casa por volta das 2h30. Tínhamos à nossa espera toda a família para prosseguir as festividades. “Pão e vinho” sobre a mesa, seria um lema português. Aqui, na polónia, será mais “Vodka em cima da mesa e dentro da guela”. Sim, porque esta gente está completamente habituada a beber!

Quando disse que não bebia, o pai de acolhimento faz uma carícia na minha cabeça com a sua mão e balbuciou algo em polaco para o resto da família que ainda hoje estou para compreender. Mas percebi o sentido… uma pequena gozação… Não me importei!

Mas a festa foi excepcional. Desde karaoke polaco, a guitarradas, a conversas animadas até altas horas, sempre acompanhada em Vodka, claro está!

“Na Zdrowie!” – dizíamos nós durante toda a noite, numa tentativa de celebramos um verdadeiro “Cheers”, em inglês, ou um “Tchim Tchim” na nossa língua.

Na Zdrowie!

Nenhum comentário: