12.4.10

A Praça Antiga de Poznan

Ok, sei que Poznan não é um dos locais mais visitados pelas pessoas, mas quem vem e conhece a cidade, é surpreendida! Poznan é uma cidade industrial. Não tem muito para ver, embora seja rica a sua história.

Poznan tem uma larga população de estudantes, o que tornou a cidade com uma atmosfera agradável nos seus imenso bares e ruas.

Sem muito tempo para a conhecer culturalmente, apanho um dos eléctricos tradicionais até ao centro e inscrevo-me no Workshop “Conhecer a cidade” que o encontro de Taizé tinha à disposição para todos os participantes. Fui e gostei do que vi.

Os eléctricos de Poznan

A maior parte das atracções da cidade são centradas à volta do Stary Ryneck (a praça antiga).

Esta praça tem uma característica peculiar: cada lado tem 140m cada, estando rodeada de casas típicas de várias cores que dão um ar muito pitoresco por quem lá passa. Foram casas habitadas por antigos artesãos, músicos e pintores da época, permanecendo a maior parte delas intactas na II Guerra Mundial. Apenas algumas delas forma reconstruídas, especialmente aquelas que têm telhados em triângulo, do estilo barroco e renascentista.

Actualmente, da parte debaixo das arcadas, existem lojas de comércio para turistas que vendem pequenas lembranças.

Stary Ryneck de Poznan


Contudo, a construção dominante na praça é, sem dúvida, a fachada da Câmara Municipal, datada de 1560, após 10 anos de trabalho de construção. Todos os dias, às 12h em ponto, as portas da pequena torre no topo da fachada abrem-se para mostrar 2 cabras de metal (símbolo da cidade de Poznan), marrando uma na outra.

Câmara Municipal de Poznan
 
Contudo, a construção dominante na praça é, sem dúvida, a fachada da Câmara Municipal, datada de 1560, após 10 anos de trabalho de construção. Todos os dias, às 12h em ponto, as portas da pequena torre no topo da fachada abrem-se para mostrar 2 cabras de metal (símbolo da cidade de Poznan), marrando 12 vezes uma na outra.
 
Isto porque, conta a lenda que quando o construtor do relógio da fachada da Câmara Municipal concluiu o seu trabalho, quis mostrá-lo aos vereadores da cidade. Enquanto preparava uma festa oficial, a cozinheira descuidada queimou um pedaço de carne, por isso ele decidiu roubar duas cabras a fim de as matar. No entanto, conta-se que estas fugiram para o cimo da torre da câmara municipal. Os visitantes da cidade avistaram-nas a marrarem uma com a outra sobre a torre da Câmara, e assim, os vereadores da altura encomendaram um mecanismo adicional de cabras.
 
É decerto uma história interessante, igual à do relógio de Praga. Mas a verdade é que se ajunta uma multidão de turistas todos os dias só para verem o espetáculo de cabras cornudas...
 
Igreja Paroquial de St. Estanislaus

 
Junto à praça central, facilmente, encontramos a Igreja Paroquial de Santo Estanislaus, uma das mais monumentais igrejas barrocas na Polónia. Esta basílica tem 3 naves e o seu interior é, ricamente, decorado com esculturas, estuques e pinturas, como podemos ver na imagem acima. Na abóbada da nave encontra-se uma pintura que mostra episódios da vida de Santo do santo que dá nome a esta igreja.
 
Poznan é uma cidade pitoresca. Fascina pela diferença.
Vale apenas visitá-la se estiverem por lá perto!! ;)

Nenhum comentário: