12.4.10

A Vida em Kórnik

Como disse em posts anteriores, ficámos alojados, aproximadamente, a 1 h do centro de Póznan. O pequeno vilarejo chamado Kórnik, não tem mais do que uma avenida principal, uma igreja, um bar, e umas outras lojas de roupa como as da nossa mãe de acolhimento.

Durante o tempo que aqui permanecemos, a neve foi-se acumulando nos passeios e nas estradadas gradualmente. Kórnik, por não ser um centro cultural ou turístico, tornou-se para mim um lugar incrível de conhecer, por estar toda completamente pintada de branco. E a sua magia, reside aqui. Kórnik é linda quando neva. E eu tive a oportunidade de vê-la com e sem neve!

Castelo de Kórnik

Kórnik tem apenas um único monumento: um castelo situado junto a um parque lindíssimo. Por ali nas redondezas, dizem que está assombrado. É uma possibilidade, mas não acredito!


O parque onde está situado o castelo é ainda de dimensões tais capazes de me fazer perder, se andasse por aqui sozinho. Vaguei-o e percorri-o pelos menos três vezes. E sempre acompanhado. A primeira das vezes, vim com a Maria, a filha mais nova, que nos veio dar a conhecer a sua pequena terra, logo no primeiro dia que chegámos. A segunda vez, vim com outros jovens de Taizé que ficaram também em Kórnik acolhidos. A terceira vez, foi um passeio de despedida.


As nossas “irmãs” de acolhimento vieram aqui connosco antes de partirmos para Lisboa. Quiseram dar-nos a conhecer pequenos locais excepcionais dentro do parque e contar-nos algumas histórias de quando eram pequenas. Para elas, este local é, também, mágico porque tem história. Fazem lembrar-lhes de momentos em que saltavam vezes sem conta os portões para virem aqui passear. Outras vezes, vinham simplesmente para pensar na vida. De dia ou de noite. 

O Lago (congelado) de Kórnik

Mesmo ao lado deste parque, atravessando uma pequena estrada, encontramos o lago de Kórnik. Hoje, ele está completamente congelado. Vejo algumas pequenas embarcações retiradas do local, e alguns aventureiros em cima do lago gelado.




Acredito que esta tenha sido a primeira vez na vida que tenha visto um lago congelado. Nunca o antes o fizera. E acreditem, achei um “must”! Apeteceu-me patinar por cima dele, como vi outros a fazerem-no. Mas o receio de que algo não corresse pelo melhor, fez de mim um ser mais sensato nesse momento! Assim, apenas o apreciei. Grandioso e imponente. E adorei o que vi.

Nenhum comentário: