11.8.09

Casa d'Ávilas: Uma Casa Ecológica

Bem... tendo em conta que na ilha de São Jorge tivémos de viver alguns dias dentro de um carro alugado devido ao estrago da tenda, pelo temporal, tivemos forçosamente de pedir ajuda a um amigo meu, o Filipe Ávila, que reside na Ilha do Pico, para nos ajudar a encontrar outra tenda.
Contudo, a procura foi em vão. Meados de setembro significa o final da época balnear e turística. Percorremos todos os locais possíveis de venda. E nada! Como tal... a solução foi ficar na casa de Turismo Rural do Filipe. Nem queriamos acreditar!
A casa é considerada uma das poucas "casas verdes" existentes em Portugal. Tal como existe distinção de bandeira azul para as melhores praias, também existe uma distinção para as melhores casas ecológicas.
A Casa da Torre onde ficámos instalados durante toda a estadia no Pico, situada na freguesia de São Jorão, pertencente ao concelho das Lages do Pico, é uma casa que está equipada com aproveitadores de energias alternativas, com aquecimento de água, painéis solares e aerogeradores. Tem internet sem fios, ar condicionado, com disponibilização de equipamento de bicicletas e canas de pesca, serviço de limpeza diária e com uma estrondosa vista para o mar e para o Pico!!!!!!
Ãh... digam lá que não valeu a pena ter ficado com as costas doridas pelas noites mal dormidas no carro, na ilha de São Jorge. Há males que vem por bem. Sem dúvida! E este é um exemplo vivo disso mesmo!
Para quem quiser conhecer a casa (e digo-vos que vale bem a pena), é só clicar em http://www.casadavilas.com/ e irão encontrar o paraíso na terra. Acreditem!
O Filipe é um amigo que conheci numa viagem às Jornadas Mundiais da Juventude, na Alemanha, em 2005. Durante dias a fio fomos de autocarro até lá e viemos, nascendo daí uma relação entre o meu e o grupo de jovens dele. Houve intercâmbios: amigos açoreanos já ficaram em Lisboa e alguns dos nossos jovens já puderam visitra os Açores.
Contudo, fui um dos únicos previlegiados a ficar nesta casa. Actualmente, o Filipe é empresário, gerindo as Casas d'Ávilas, estando no momento a tentar implementar o verdadeiro turismo rural aliado a actividades radicais e de lazer na ilha do Pico.
Foram vários dias de maior conhecimento onde falámos imenso das diferenças culturais, das viagens realizadas, do seu casamento, das oportunidades de trabalho e do imenso potencial que o Pico tem.
Agradeço, sinceramente, por tudo o que nos deste, ficando por agradecer todo o acolhimento, boa disposição, simpatia durante estes dias! Muito, Muito, mas muito Obrigado!
Afinal... asdores nas costas melhorarm imenso durante estes dias!

Nenhum comentário: