10.8.09

Percorrer Trilhos Pela Ilha das Fajãs

Paisagisticamente, a ilha de São Jorge é carcaterizada, em quase todo o seu comprimento, pela sua escarpada e recortada costa salpicada por Fajãs (provenientes de abatimentos de falésias) estendendo-se mar adentro, e conferindo à paisagem jorgense um misto de agressividade e beleza, que a colocam em pleno destaque na escala paisagística da região.
Estacionamos o carro alugado junto a uma aldeia, onde pelo Domingo de manhã, toda a comunidade local estava a celebrar a Eucaristia no meio da rua, como sendo uma tradição. Seguimos as indicações através dos tracejados amarelos e vermelhos ao longo dos Trilhos, em direcção à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, um caminho de mais de 15 kms, sendo esse o nosso destino de hoje.
Os trilhos são feitos de caminhos sinuosos. Algumas vezes em terra batida, outras vezes em pleno mato, mas sempre junto à costa. Outras vezes com indicações, e muitas das vezes sem. Subidas ingremes e descidas ainda piores. Há de tudo. Mas vale apena poder andar pelos vários trilhos disponíveis e descobrir os verdadeiros Açores, longe do turismo massivo. Contudo, uma coisa é certa. A beleza em que estamos cercados ao longo de todo o caminho, tendo sempre o mar e terra a caminhar connosco, lado a lado. A maior parte das fajãs foram convertidas em férteis pomares , em campos de cultivo de inhame, milho e legumes. Pelo caminho, já cansados, fomos encontrando várias vinhas que poderam deliciar os nosso estômagos famintos.
Descendo então a Fajã por completo, e após vários kms percorridos, iniciamos então o verdadeiro percurso até à Caldeira de Santo Cristo, pela Fajã dos Cubres. Este início deu-nos alento pela sua BELEZA ÚNICA , onde uma enorme lagoa, separada do oceano por pedras vulcânicas, reflecte as escarpas da fajã. É, certamente, um local muito, muito especial, que recordarei na minha mente por muitos e muitos anos...
Fajã dos Cubres

Nenhum comentário: