12.8.09

Maior Tubo Lávico de Portugal: Gruta das Torres

A Gruta das Torres, localizado na freguesia da Criação Velha, estão inseridas no complexo vulcânico da ilha. Esta gruta foi descoberta em 1990, e trata-se do maior tubo lávico conhecido em Portugal, com uma extensão 5150 metros.
Este tubo foi formado a partir das lavas de uma erupção vulcânica, originada muito provavelmente, num intervalo de tempo estimado entre os 500 e os 1500 anos atrás.
A entrada para o Centro de Interpretação
O percurso teve início no Centro de Interpretação onde, pela leitura do espaço envolvente e pelo breafing do nosso guia, começámos por tomar conhecimento da gruta e dos procedimentos a respeitar durante a estadia, sempre munidos de um capacete e de um sistema individual de iluminação.
Só depois disto é que se processa a visita ao interior da gruta, numa extensão de 450 metros e com a duração aproximada de 45 minutos.
A entrada principal da gruta é feita pelo “Algar da Ponte”, onde, através da descida de umas escadas, entramos, então, no verdadeiro ambiente da gruta, observando a transição da vegetação arbórea da superfície para outras formas de vida vegetal menos evoluídas, como sejam os fetos, os musgos e os líquenes, que se encontram no chão e nas paredes junto das aberturas.
"Alagar da Ponte" - Entrada da Gruta das Torres
O túnel principal desenvolve-se ao longo de 4480 metros e é na sua maior parte de grandes dimensões, podendo atingir alturas de 15 metros, ao contrário dos túneis secundários laterais e superiores, com dimensões mais reduzidas mas com estruturas geológicas muito variadas.
No interior de gruta estão presentes diversas estruturas características das cavidades vulcânicas tais como estalactites, estalagmites lávicas, bancadas laterais e lava balls.
É de referir que esta gruta não está munida de iluminação. A única existente é aquela que trazemos através das lanternas. Uma experiência bastante interessante realizada foi a da observação da impossibilidade de ver, na totalidade, quando apagamos as lanternas. È uma experiência única (e um pouco medonha, também), pelo facto de nem um pingo de luz entrar dentro desta cavidade. E assim ficámos durante mais de 1 minuto, totalmente às escuras!!!
As lavas que formam o chão estão muito bem preservadas em grande parte do túnel, havendo no entanto locais onde estão cobertas por materiais provenientes de desabamentos das paredes e do tecto.
Pelo interesse da visita, sentindo-me um verdadeiro espeleólogo, acabámos por tirar, nas profundezas da terra, uma fotografia com o nosso guia, iluminando parte da cavidade pelo clarão do flash...
Se ficámos cegos??? Quase!!!

Um comentário:

Betaponto disse...

Olá... Desde já acho este blog um espectáculo. Estou a planear uma viagem aos Acores neste verao (2010) e gostava de saber como encontraram os guias para a Gruta e para subir ao Pico, de que empresa sao? É que nao consigo obter essa informacao... Mais uma questao, sabe se se pode dormir no cimo do Pico? :)

Paulo. (betaponto@gmail.com)