5.8.09

A Riqueza Monumental da Cidade da Horta

Da grande riqueza monumental, a cidade da Horta, sede do concelho da ilha do Faial é, sem dúvida, a mais alegre e vistosa cidade dos Açores.
A marina é repelta de iates multicoloridos que fazem escala quase que "obrigatória" quando atravessam o Atlântico Norte. Cada embarcação que chega deixa a sua marca pintada no chão, transmitindo à baía e à própria cidade um ambiente muito característico reflectivo numa saudável convivência entre iatistas e residentes.
Marina da cidade da Horta - Faial
Durante a tarde fomos descobrindo a pequena cidade, sem recurso a mapas ou pontos de orientação. Apenas deixamo-nos levar pela riqueza da cidade, pela sua maravilha plantada junta a uma baía maravilhosa.
A Igreja de São Salvador - igreja matriz da Horta - é um dos pontos essenciais a não perder, e se possível entrar e parar para poder apreciar toda a sua estrutura. Para nós foi também um ponto de descanso do calor abrasador que se sente aqui.
Igreja de São Salvador - Horta - Faial
Outro ponto de paragem obrigatória foi, obviamente, o tradicional "Peter's Café". Ao final do dia foi, para nós, paragem que nos permitiu renovar forças. Sentámo-nos, observamos e ali permanecemos durante algum tempo a beber toda aquela cultura.
É interessante observar que dentro do Peter's existem centenas e centenas de bandeiras de vários países, ofertadas pelas várias embarcações que atracaram junto á marina. Existem uma expressão comum entre velejadores, inumeras vezes repetida e que expressa a realidade que construída à volta desta bar-café: "Se velejares até à Horta e não visitares o Peter's, não viste a Horta na realidade".
Este bar tem, actualmente, uma projecção mundial, quer pelo acolhimento que encontramos ou pela própria fama e mística envolvente à volta deste café. Algumas bandeiras das centenas existentes no Peter's Café

Nenhum comentário: